Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus

O Teatro Laura Alvim, em Ipanema, recebe de 23 de fevereiro a 18 de março, sextas e sábados as 20h, domingo as 19h, o aclamado “Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus”, do diretor e ator Eduardo Wotzik, uma aventura por dentro da notável produção literária de Clarice Lispector, que tem como temática o Sagrado. Reflexivo, divertido, comovente, Missa para Clarice é um espetáculo onde um Arauto e duas Beatas claricianas procuram fazer do espaço do Teatro um Templo de Reflexão. Uma Missa como jamais se viu. Um ritual cênico que une a palavra de Clarice Lispector, o teatro de Eduardo Wotzik e a música de Henryk Górecki.

A matéria prima do espetáculo é a obra de Clarice Lispector, mas o público se surpreende com a forma como os textos são apresentados. Como uma missa: o público senta, levanta, reza e canta, as palavras de Clarice formam um ritual cênico e religioso que nos faz pensar na nossa própria vida. A atmosfera do Sagrado é um tema que pulsava na obra de Clarice Lispector, por isso a Missa.

“Missa no sentido de missão, de levar através de um ritual a obra de Clarice ao espectador e produzir uma reflexão”, declara Eduardo Wotzik, que passou os últimos 20 anos preparando-se para esta montagem.

Quando o público entra no Teatro encontra um lugar tranquilo. A iluminação, o cenário minimalista e a música do compositor polonês Henryk Górecki (1933-2010) juntos formam uma atmosfera propícia a celebração do sagrado. Nesse ambiente, um Arauto (Wotzik) e duas Beatas claricianas (Cristina Rudolph e Natally do Ó) dão voz a trechos da vasta obra de Clarice Lispector que retratam o Sagrado, a relação do homem com Deus. O Arauto proclama a sabedoria e a todo momento o público é aclamado a participar. A duas Beatas recebem afetuosamente cada pessoa oferecendo um Missal (alguns em Braille, para os deficientes visuais) que contém as partes interativas do espetáculo. Assim todos mergulham nas profundezas de Clarice Lispector.

Desde sua bem sucedida estreia no CCBB Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016, o espetáculo vem arrebanhando plateias de todo o Brasil (Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte etc), passando por 18 teatros, 200 apresentações e assistido por mais de 35 mil pessoas, sempre levando a palavra de Clarice Lispector aos espectadores e comovendo a todos que o assistem. Assim, Missa para Clarice se transformou num daqueles espetáculos necessários. Espetáculo que, nas palavras do diretor Domingos de Oliveira é “Uma aventura transcendental, uma viagem paraíso, pelo estado da Graça” e nas palavras da atriz Fernanda Montenegro é “Uma ideia diabolicamente extraordinária. Um espetáculo que nos põe diante de uma nova religião, de um novo processo de espiritualidade.” 

A grande qualidade do espetáculo é que ele consegue ser ao mesmo tempo profundamente reflexivo e profundamente divertido, um espetáculo popular, um culto, que fala dessa ideia inteligente que o ser humano teve de criar dois sistemas para suportar a realidade, o sistema religioso e a arte.” juntando as duas coisas em uma missa ecumênica. Tem uma frase da Clarice que diz Em todas as religiões Deus exige ser amado”, comenta Wotzik.

Ao término da Missa o público é convidado para ficar para a Confissão, após um breve intervalo. É o momento do bate-papo com o elenco.

Nas diversas temporadas, o espetáculo foi apresentado em três formatos: Missa de Igreja, quando apresentada em palco italiano; Missa de Capela, em arena; Missa de Catedral, em grandes teatros. Mas ainda falta um formato que Eduardo Wotzik sonha realizar, uma Missa Campal, em um grande espaço aberto.

“O teatro será sempre o lugar onde nos encontramos para lembrarmos uns aos outros de que somos humanos”, conclui Wotzik.

Assista ao Trailer Oficial: https://vimeo.com/254277229
Assista também ao vídeo-release: https://youtu.be/h8OebTvKXFg

Ficha técnica

Da obra de Clarice Lispector
Edição e Texto final: Eduardo Wotzik
Direção de Arte: Analu Prestes
Iluminação: Fernanda Mantovani
Direção Artística Geral: Eduardo Wotzik
Elenco: Cristina Rudolph, Natally do Ó e Eduardo Wotzik
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Direção de Produção: Michele Fontaine
Realização: Wotzik Produções Artísticas Ltda

Serviço

Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus
Da obra de Clarice Lispector
Direção: Eduardo Wotzik
Com Cristina Rudolph, Natally do Ó e Eduardo Wotzik
Sinopse: Um Arauto e duas Beatas claricianas transformam o espaço do Teatro num Templo de Reflexão que une a palavra de Clarice Lispector, o teatro de Wotzik e a música de Górecki.
Local: Teatro Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro (tel. 21 2332-2015)
Temporada: 23 de fevereiro a 18 de março, sextas e sábados as 20h, domingo as 19h
Capacidade de público: 186 lugares + 4 lugares para cadeirantes
Ingresso: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)
Vendas pela internet: https://www.ingressorapido.com.br
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos