Balé Bolshoi retorna ao UCI

Em 2018, o Balé Bolshoi retorna aos cinemas UCI com a espetacular temporada 2017-2018, exibindo mais cinco clássicos da companhia russa. “O Corsário”, “A Dama das Camélias”, “Romeu e Julieta”, “Giselle” e “As Chamas de Paris” serão apresentados em alta definição nas telas da rede pelo país. As apresentações acontecem a cada mês entre fevereiro e junho, por dois sábados, sempre às 15h30. Os ingressos já estão à venda e clientes UNIQUE pagam meia-entrada.

Em fevereiro, “O Corsário” (17 e 24/02) abre as exibições deste ano. Derivada da coreografia de Marius Petipa, baseado no poema de Lord Byron, com música de Adolphe Adamé é um balé de repertório sobre um grupo de piratas, Conrado, Birbanto e o escravo Ali, que são surpreendidos no mar por uma forte tempestade e vão parar em uma ilha. Lá, conhecem as odaliscas Gulnara e Medora, que os mantém escondidos do do mercador de escravos da região, Lankedem, em uma caverna. Medora e Conrad se apaixonam à primeira vista, mas as jovens acabam capturadas por mercenários turcos que trabalhavam para Lankedem, o que incita a fúria de Conrad, que jura resgatá-las.

Em março é a vez de “A Dama das Camélias” (17 e 24/03) ocupar as telas da UCI. O tradicional balé conta a história de Marguerite Gautier, uma cortesã francesa que encanta os homens com seu luxo e beleza. O jovem Armando, fruto de uma família burguesa tradicional, se apaixona por ela, mas descobre que seu pai é contra o romance e convenceu Marguerite a deixá-lo. Mas Armando não vai desistir fácil e provocará muitas reviravoltas no romance.

“Romeu e Julieta” (7 e 14/04) é o clássico de abril. A trágica história de amor se passa em Verona, onde a rivalidade entre os Capuletos e os Montecchios é enaltecida quando Romeu e Julieta se apaixonam loucamente em uma baile de máscaras e ficam destroçados quando descobrem que pertencem a famílias rivais. Ao oficializarem a união em segredo, um confronto que termina com a morte de seu amigo Mercúrio, faz com que o Principe expulse Romeu da cidade e obriga Julieta a casar-se com Páris. Mas a jovem recorre ao Frei e juntos bolam um plano: ela tomará uma poção que a fará parecer estar morta. Enquanto isso, ele avisará a Romeu o local onde deverá encontrá-la. Mas o plano falha e Romeu acredita que sua amada realmente faleceu. Quando chega ao túmulo para se despedir de Julieta, ele se envolve em uma briga com Páris e mata-o. Logo em seguida, bebe um veneno. Ao acordar, Julieta se desespera ao ver seu amor morto e se suicida com o punhal de Romeu.

O balé de maio é “Giselle” (5 e 12/05), sobre a história do amor de uma camponesa por um nobre disfarçado de aldeão. Ao descobrir a verdadeira identidade de seu amado, ela morre de decepção e sua alma passa a fazer parte das Willis, grupo de fantasmas de garotas que morrem às vésperas do casamento. Apesar de morta, Giselle manifesta seu amor quando o nobre visita seu túmulo. Ele é atacado pelas

Willis, que o obrigam a dançar até a morte, mas a camponesa o salva ao dançar em seu lugar e quebrar o encanto do grupo de almas.

Para fechar a temporada, “As Chamas de Paris” (9 e 16/06) onde o autor principal é o próprio povo francês. O ballet conta a história de Philippe, Jeanne e Jerome e o envolvimento deles na Revolução Francesa, incluindo em seu cenário o assalto das Tulherias pelos marselheses e sua marcha vitoriosa em Paris. A trama é tirada do livro de Felix Gras Marceliers Les.

As cidades que exibirão os clássicos são: Curitiba, Ribeirão Preto, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Juiz de Fora, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, Belém e Canoas. Os ingressos custam R$ 50 (inteira em salas convencionais) e R$ 60 (inteira em salas DE LUX).

A entradas para todos os bales da temporada nos cinemas UCI já podem ser adquiridos através do site ucicinemas.com.br. Cliente UNIQUE paga meia-entrada.