Projeto infantil – TEM NENÉM NO CAFÉ PEQUENO – Música, Literatura e dança voltadas para bebês – Mês de NOVEMBRO no Teatro Café Pequeno

O NANÁ – Núcleo de Artes para Nenéns e Afins, nascido em maio de 2017, reúne artistas e educadores cariocas que desenvolvem projetos culturais voltados para a primeira infância, tendo como público alvo bebês de zero a três anos, suas famílias e educadores desse segmento.

Uma das missões do NANÁ é promover apresentações que proporcionem aos pequenos espectadores a oportunidade de entrar em contato com diferentes linguagens artísticas, respeitando as suas especificidades.

Durante o mês de novembro, ao longo de quatro finais de semana, o coletivo ocupará o palco do Teatro Municipal Café Pequeno com uma programação especial, que conta com espetáculos de Música – com o Sarau do grupo Cirandinhas Bebês e Cia., Literatura – com as histórias do Era uma vez bebês e Dança com o grupo Conversa de Corpo, que realizará a estreia do espetáculo Co-me-ço na programação do evento.

As apresentações serão divididas por grupos de faixa etária, sendo as de 15h para bebês de colo e engatinhantes até 12 meses – grupo ninho – e as de 16h30, para bebês que já caminham até 03 anos de idade – grupo voo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sarau Água de Bebê – Cirandinhas Bebê e Companhia [Música]

Sinopse: Desde 2012 o grupo realiza apresentações musicais interativas voltadas para bebês de zero a três anos e seus acompanhantes. Os músicos e educadores Marcela Terry (direção musical e voz), André Luiz Sodré (violão 7 cordas), Lars Hockerberg (sanfona), Wilson Meireles (percussão) e Mayra Couto (voz) trazem no repertório cantigas tradicionais infantis e canções da MPB. Oferecer um espetáculo de qualidade e mostrar aos pequenos que a música é produzida por instrumentos, e não pela caixa de som, são alguns dos objetivos do grupo. Durante o show o público toca, canta e participa de jogos e brincadeiras corporais, que promovem o contato físico lúdico e prazeroso entre adultos e crianças.

Integrantes: Marcela Terry, André Luiz Sodré, Lars Hockerberg, Wilson Meireles e Mayra Couto

Dias 04, 05 e 11 de novembro às 15h e 16h30.

Saiba + facebook.com/cirandinhas.bebeecia  | Vídeo https://goo.gl/X1SZHG

 

Duas Histórias, com o grupo Era uma vez Bebês [Literatura]

Sinopse: Era uma vez três educadoras apaixonadas por crianças, histórias e músicas, que resolveram apresentar o mundo literário aos menores e mais exigentes ouvintes: os bebês. Assim surgiu o projeto Era uma vez bebês, que oferece sessões de contação de histórias para bebês a partir de zero a três anos de idade. Nessa sessão serão apresentadas duas histórias: Lua Cheia, de Antoine Guiloppé e Chin Chan Chun, de Milton Célio de Oliveira Filho.  As narrativas contam com instrumentos musicais, artefatos sonoros, materiais de uso cotidiano, papéis, entre outros objetos, que possibilitam aos bebês experimentar o texto literário de maneira lúdica e concreta.

Integrantes: Roberta Consort, Marcela Terry e Mayra Couto

Dias 12, 18 e 19 de novembro às 15h e 16h30.

Saiba + facebook.com/eraumavezbebes/ | Vídeo https://goo.gl/T7EG1t

 

Co-me-ço, com o grupo Conversa de Corpo [Dança] – ESTREIA!

Sinopse: Uma bailarina, um músico e o movimento que nasce desse encontro.
A inspiração é o desenvolvimento motor dos bebês e as descobertas que fazem pelo caminho. Enrola, desenrola, fecha, abre, recolhe, expande, empurra e puxa. Olha, rola, arrasta, engatinha, senta, levanta, cai e anda e cai e anda e dança e brinca. E na brincadeira se dá nossa “Conversa de Corpo”, uma proposta lúdica de diálogo corporal entre pais e filhos, através da música e do movimento. Com a bailarina Rafaela Hermeto e o violoncelista Marcos Rangel.

Integrantes: Rafaela Hermeto e Marcos Rangel

Dias 25 e 26 de novembro às 15h e 16h30.

 

Saiba mais sobre o Naná – Núcleo de Artes para Nenéns e afins acessando nossa página no facebook: facebook.com/NanaNucleodeArtes/

Vídeo do 1º evento do Naná – realizado no primeiro semestre de 2017 no Museu Internacional de Arte Naif: https://vimeo.com/224677231/cb7dfd87af

 

SERVIÇO

 

Tem Neném no Café Pequeno

Datas: 04, 05 e 11 de novembro – Sarau Água de Bebê, com Cirandinhas Bebê e Companhia

12, 18 e 19 de novembro – Duas Histórias, com o grupo Era uma vez Bebês

25 e 26 de novembro – Dança, com o grupo Conversa de Corpo

Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon – Telefone: 21 2294 4480.

Horários:

15h – Grupo Ninho – para bebês de colo ou engatinhantes.

16h30 – Grupo Vôo – para bebês que já caminham até três anos de idade.

Duração de cada atividades: 45 minutos

Capacidade: 20 bebês por apresentação. Cada bebê precisa estar acompanhado de pelo menos um adulto. Limite para o número de acompanhantes: 80 pessoas

Ingressos: R$40,00 (combo – preço único – 1 bebê + 1 adulto). Acompanhantes extras pagam 20,00 (inteira) ou 10,00 (meia entrada).

Estacionamento: Não

Compra antecipada de ingressos

Horário de funcionamento da bilheteria do Teatro: terça à sexta, de 16h às 20h, sábado e domingo, de 14h às 20h ou pelo site ticketmais.com.br

 

FETAERJ – 40 ANOS

A FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro – é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual. Há 40 anos a FETAERJ associa grupos de teatro com o objetivo de fomentar a criação/manutenção e a difusão do teatro no nosso estado e do incentivo à formação de plateia.

Trabalha com o princípio da descentralização da produção cultural, focando suas atividades para os grupos e ações no interior do Estado, realizando congressos, concursos, seminários, oficinas, mostras, intercâmbios, palestras, debates, leituras, cursos e festivais de teatro.

Por suas ações, a FETAERJ recebeu o PRÊMIO GOLFINHO DE OURO / ESTÁCIO DE SÁ (2000), concedido pelo Governo do Estado do Rio, o TROFÉU MANDACARU (2004), concedido pela prefeitura de Armação de Búzios pelos 4 anos de desenvolvimento teatral sistemático neste município, a MOÇÃO DE APLAUSO (2004), concedida pelo Ateneu Angrense de Letras, pela realização da FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra) e a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO (2006), concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pelo “excelente trabalho em prol da cultura brasileira”. Recentemente recebeu o Diploma Heloneida Studart de Cultura (2016), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente a FETAERJ integra a Rede Municipal de Pontos de Cultura – Cultura Viva através do Espaço Paschoal Carlos Magno.

FETAERJ Café em Cena

www.fetaerj.com

fetaerj.cafe@gmail.com