“Meu Avô Dom Quixote” no Glaucio Gil

Diretamente de Rio das Ostras, a Companhia de Teatro Itinerante Corpus in Scena, chega ao Rio pela primeira vez com seu premiado espetáculo infantil, “Meu avô, Dom Quixote”, livremente inspirado no clássico “Dom Quixote de La Mancha”, do espanhol Miguel Cervantes. Com direção e texto de Vivaldo Franco, a montagem, encenada por bonecos e pelos atores Adilson Lopes, Lorenzo Prucoli, Marina Peterson e Rennan Magalhães, estreia dia 10 de junho, no Teatro Glaucio Gil, em Copacabana, onde fica em cartaz, aos sábados e domingos, até dia 02 de julho.

Traçando um paralelo entre a “loucura” romântica do Cavaleiro Andante e a de um velho ator que se despede da vida “atormentado” pelos fantasmas de seus personagens, “Meu Avô, Dom Quixote”, propõe uma reflexão poética sobre a importância da “loucura” na realização de nossos sonhos e o verdadeiro significado da morte para uma vida cheia de realizações. Alinhando a manipulação de bonecos com a interpretação de atores, o espetáculo cria um universo lúdico e mágico onde a realidade dos personagens se misturam para falar de morte, abandono, sonhos e esperanças.

A peça conta a história de Dinha, uma menina de 12 anos, que recebe a visita inesperada de seu avô no meio da noite, um velho ator aposentado que vive em um asilo para idosos. Na verdade, o avô vem se “despedir” de sua única neta e como despedida presenteá-la com seu livro predileto: Dom Quixote De La Mancha. A partir daí os dois começam a dar vida à obra e embarcam juntos nas mais incríveis e inimagináveis aventuras do Cavaleiro Andante e seu fiel escudeiro Sancho Pança, misturadas ao delírio e as lembranças de outros personagens que habitam a mente do velho ator.

“Meu avô, Dom Quixote” é um dois oito espetáculos contemplados pelo edital In Cena – Mostra de Linguagens Cenicas2014 da Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro – FETAERJ e Fundação Rio das Ostras de Cultura. Ainda em 2014, também foi o grande vencedor do Festival de Teatro Infantil de Campos (Festin 2014), ganhando os prêmios de Melhor Espetáculo – 1º Lugar; Melhor Atriz (Maria Gabriela Ferreira); Melhor Diretor (Vivaldo Franco); Melhor Cenografia (Adilson Lopes); e Melhor Sonoplastia (Diogo Spadaro e Rodrigo Zago), recebendo ainda as indicações de Melhor Ator (Adilson Lopes) e Melhor Texto Adaptado (Vivaldo Franco).

No 12º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, a peça ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo Infantil – 3º lugar; Melhor Texto (Vivaldo Franco); Melhor Cenografia (Adilson Lopes), além das indicações de Melhor Atriz (Maria Gabriela Teixeira), Melhor Ator (Adilson Lopes), Melhor Direção (Vivaldo Franco).

Sucesso de crítica e público, desde sua estreia em 2014, “Meu avô, Dom Quixote” já passou pelas cidades de Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Macaé, Duque de Caxias, Cabo Frio e Niterói. “Em todos os locais que passamos a receptividade tem sido muito boa. A magia dos bonecos contagia o público inteiro, desde crianças a adultos, e é comum os pais virem falar bastante emocionados com o elenco no fim da apresentação”, comenta Vivaldo.

FICHA TÉCNICA: 

TEXTO E DIREÇÃO: Vivaldo Franco

FIGURINOS E ADEREÇOS: Lúcia Reis

CENÁRIOS E BONECOS: Adilson Lopes

ILUMINAÇÃO: Vivaldo Franco

TRILHA SONORA ORIGINAL: Diogo Spadoro & Rodrigo Zago

INSTRUTORA DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS: Tânia Arrabal

PREPARADORA VOCAL E CORPORAL: Polyana Lofft

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Vivaldo Franco & Anna Carolina Magalhães

CARTAZ E PROGRAMAÇÃO VISUAL: Marcellus Machado

OPERADOR DE LUZ E SOM: Marcellus Machado

 

ELENCO: Adilson Lopes (Avô), Marina Petersen (Dinha), Gabriela Teixeira (standin), Rennan Magalhães (Bonecos – Duquesa, Morte, Dulcinéia) e Lorenzo Prúcoli (Bonecos Duque, Diabo, Condessa Trifaldi, Gigante)

SERVIÇO:

MEU AVÔ, DOM QUIXOTE

TEXTO E DIREÇÃO: VIVALDO FRANCO

SINOPSE: Avô faz uma visita inesperada à sua única neta no meio da noite e juntos embarcam numa grande aventura imaginária ao lado dos personagens do livro Dom Quixote de La Mancha e outros preferidos do velho ator.

TEATRO GLAUCIO GIL (Praça Cardeal Arco-Verde, s/n – Copacabana. (21) 2332-7904)

ESTRÉIA: 10/06/17

TEMPORADA: 10/06 A 02/07

DIAS: SÁBADOS E DOMINGOS

HORÁRIO: 17:00 HORAS

INGRESSOS: R$ 30,00 (INTEIRA) R$ 15,00(MEIA)

DURAÇÃO: 55 MINUTOS

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

CAPACIDADE: 102 lugares