Festival Sai da Rede – O Som que sai da Web

Exposição

Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura

1/2 a 24/4

A obra de Abraham Palatnik (1928) caracteriza-se por uma qualidade inegável: permite não só observar as passagens do moderno ao contemporâneo, mas também reconhecer uma das primeiras associações entre arte e tecnologia no mundo. Esta exposição retrospectiva ultrapassa os limites da pintura e da escultura modernas, intenção que o artista manifestou claramente nos Aparelhos cinecromáticos, nos Objetos cinéticos e em suas pinturas, quando passou a promover experiências que implicam uma nova consciência do corpo.

Assessoria de imprensa: Meise Halabi / 21 2542 4488 | 99916 0369 / meisehalabipr@gmail.com

ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP

De 08/02 a 10/04

A exposição tem como eixo central a representação da figura humana, tema que atravessa as diferentes coleções do acervo do MASP. Da celebrada coleção europeia, passando por acervos pré-colombianos, africanos, brasileiros e latino-americanos, a mostra enfatiza a pluralidade de aspectos que caracterizam a experiência estética ao longo do tempo, com peças da tribo de Yorubá (Nigéria), da cultura Chancay (Peru) e de artistas como Rafael, Ticiano, Renoir, van Gogh, Picasso, Diego Rivera, Burle Marx, Portinari, Djanira e Flávio de Carvalho. Curadoria: Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio.

Assessoria de imprensa: A4&Holofote/ (11) 3897-4122 / Danilo Thomaz – danilothomaz@a4eholofote.com.br

Música

Festival Sai da Rede – O Som que sai da Web

16 a 19 de março

quinta a domingo 19 h – Teatro I

Série musical com artistas da nova geração que são expoentes do fenômeno de utilização da internet como ferramenta de divulgação e comercialização de suas obras, originários de diversas regiões do país. Curadoria: Pedro Seiler e Amanda Menezes

Assessoria de imprensa: Alessandra Debs – alessandra@debscomunicacao.com.br – 2255.0285

16/03 – Carne Doce + Julia Vargas

17/03 –  Lucas Estrela + Russo Passapusso

18/03 – Mahmundi + Bahia e a Cozinha Mineira

19/03 – 13.7 + Rubel

Classificação indicativa: 12 anos.

Cinema

A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir

Cinema I – 01 a 27 de março

todos os dias – confira a programação no folder da mostra e no site do CCBB

“O maior cineasta do mundo? Pra mim, ele é francês e se chama Jean Renoir”. Foi o que disse ninguém menos que Charles Chaplin. Ele não estava sozinho. Renoir sempre atrai os superlativos, de André Bazin a Inácio Araújo, de Glauber Rocha a François Truffaut. Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu uma sensibilidade visual e um apreço pela vida tal como ela é vivida em uma enorme variedade de aventuras cinematográficas, entre os primeiros experimentos com a vanguarda, os grandes e os pequenos orçamentos, entre o realismo, o cinema moderno e Hollywood. A retrospectiva exibe 30 longas dirigidos por Renoir e dois documentários sobre sua obra. Curadoria: Júlio Bezerra

Assessoria de imprensa: Claudia Oliveira – 21 2512-5742 | 21 98799-5742 | claudiamac.oliveira@gmail.com

16ª Mostra do Filme Livre – MFL 2017

29 de março a 24 de abril

todos os dias – confira a programação no folder da mostra e no site do CCBB

Vem aí mais uma edição da MFL, sempre focada em exibir e discutir a atual produção nacional de filmes não-comerciais, em longas, médias e curtas-metragens, selecionados entre mais de 1000 inscritos, de todo o Brasil. Acompanhe também os debates e inscreva-se na oficina de vídeo. Mais informações e a programação completa em www.mostralivre.com.

Curadoria: Marcelo Ikeda, Chico Serra, Diego Franco, Scheilla França, Gabriel Sanna e Raquel Junqueira

Teatro

FLUXORAMA

Até 12/3 – 19h

Os dramas de quatro personagens que vivem situações-limite e tornam-se reféns do fluxo de seus pensamentos são o ponto de partida do espetáculo, dividido em quatro monólogos.  Elenco: Emílio de Mello, Debora Evelyn, Luiz Henrique Nogueira e Marjorie Estiano. Direção: Monique Gardenberg. Dramaturgia: Jô Bilac

Assessoria de Imprensa: Selma Morente Lopes / (11)32556183 selmamorente@morenteforte.com.br

Sobre Ratos e Homens – 23 de março a 30 de abril, Teatro I

quarta a domingo: 19h

George e Lennie: o primeiro de raciocínio ágil e o segundo tão forte quanto ingênuo, unidos pelo sonho de trabalhar, juntar dinheiro e comprar um pedaço de terra onde possam finalmente viver. Forçados a lidar com a realidade, só a verdadeira amizade permitirá que continuem sonhando.

Texto original: John Steinbeck. Direção: Kiko Marques. Elenco: Ricardo Monastero, Ando Camargo, Natallia Rodrigues, Cássio Inácio, Luciano Schwab, Tom Nunes.

Classificação indicativa: 10 anos

110 minutos

Gisberta – 2 de março a 30 de abril, Teatro III

Quinta a domingo: 19h30

A história de Gisberta, transexual brasileira que foi torturada e assassinada em Portugal, em 1996. O caso ganhou destaque nas discussões sobre a transfobia e Gisberta se tornou ícone na luta para a erradicação dos crimes de ódio contra gays e transexuais, em Portugal.

Dramaturgia: Rafael Souza-Ribeiro. Direção: Renato Carrera. Elenco: Luis Lobianco.

Classificação indicativa: 14 anos

75 minutos

Assessoria de Imprensa: Ney Motta 21 98718-1965 e 2539-2873 | neymotta@gmail.com

Ideias

RIO DE VERSOS

15/03 a 17/04

Projeto multidisciplinar que, ao abordar a poesia visual, promove diversas ações e desdobramentos de modo a permitir a interação, aprofundamento e reflexão. Por meio de exposição, mesa redonda, performance e espetáculo, o visitante pode experimentar as diversas facetas dessa arte que e situa no campo intersemiótico entre a Literatura e as Artes Visuais.

Direção Geral e Artística: Sady Bianchin

Assessoria de Imprensa: Tel.: 21.2544-6203 Rita Fernandes

rita.fernandes@trevocomunicativa.com.br

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS – O DUPLO

27 de março às 18h30

Local: Teatro I

Em sessão especial, o Histórias Extraordinárias traz um dos contos fantásticos mais conhecidos do escritor francês Guy de Maupassant: O Duplo (Le Horla), com apresentação do ator Norival Rizzo e direção de Eduardo Tolentino, que também assina a adaptação do texto. Logo após a apresentação teatral, que terá em torno de 40 minutos, a escritora e filósofa Marcia Tiburi comanda bate-papo com o ator, o diretor e o público presente.

Duração: 90 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Assessoria de Imprensa: Hierania Soares – hierania@3napauta.com.br – (21) 9 8886-8756

Edna Araripeedna@3napauta.com.br – (21) 9 8212-9772

Programa Educativo

Quarta a segunda, de 9h as 21h – Gratuito

3808-2070 | 2254.

O programa CCBB Educativo realiza, gratuitamente, visitas mediadas às exposições e atividades diversas para famílias, grupos e público espontâneo, além de atendimentos agendados para escolas, instituições e pessoas com deficiência.

Destaque do mês: “Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP

Em sintonia com a exposição “Entre Nós”, que tem por tema central a figura humana, as ações educativas trazem um olhar poético e artístico sobre pinturas, esculturas, instalações e fotografias considerando todas as idades (bebês a adultos), provocando reflexões e curiosidades e descobrindo várias formas que temos de estar “Entre Nós”.

Biblioteca

Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Considerado um dos mais importantes acervos disponíveis em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais no Brasil, a Biblioteca conta com cerca de 160 mil volumes. Sala de leitura e espaço para literatura infantil estão disponíveis para o público que interessado em consultar o acervo no local. Empréstimos podem ser feitos mediante intercâmbio entre bibliotecas e convênios.

Exposições Permanentes

Galeria de Valores

Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.

O Banco do Brasil e Sua História

Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h – entrada franca

Composta por peças do acervo do Museu e do Arquivo Histórico, a mostra apresenta a História do Banco do Brasil de forma cronológica, num paralelo com a história financeira e econômica do País. Os quatro últimos módulos recriam, com mobiliário de época, o ambiente que abrigou a Presidência do Banco do Brasil no período de 1937 a 1960

Serviços

Restaurante e Cafeteria Verso

De quarta à segunda – andar térreo

A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa

De quarta à segunda – andar térreo

É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Quarta a segunda, de 9h as 21h.

Bilheteria: Quarta a segunda, de 9h as 21h ou ingressorapido.com.br

Meia entrada: detentores do Passaporte Cultural do Rio, funcionários e clientes do BB, estudante, sênior acima de 60 anos, professor, PNE e usuários dos convênios Cartão Metrô recarregável, SESC, clube de assinantes O Globo, PUC e Clasp, mediante apresentação de documento comprobatório.