Apresentação única e gratuita do espetáculo “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus”

Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena : O espetáculo homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus, moradora da favela Canindé(SP), trabalhava como catadora de papel. Apaixonada por livros, ela alimentava sonhos e desabafava a sua triste realidade nas folhas de um caderno encontrado no lixo que, mais tarde, tornou-se público por meio do seu primeiro  livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, sua voz ecoou para o mundo  e até hoje reverbera.  Dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro.

Sinopse:
Todo o desenho de cena reproduz o espaço do vazio e do cheio, ou seja, o barraco que se limita, mas que simultaneamente se enche de poesia e dor. O olhar da loucura como o real e o poético. Nesse ínterim a direção se propõe a desenhar a cena através do jogo de palavras e efeitos nos quais os atores vivenciam, cada um com seu personagem e sempre construindo e desconstruindo os espaços como modificação da realidade, dando uma nova perspectiva cênica.
A ambientação cênica é um espaço onde tudo acontece. Dentro deste conceito do catador e também do acumulador. Aquele que coloca dentro do seu espaço tudo o que encontra pelo caminho sem uma definição específica. E assim era o espaço de Carolina, além dos papéis que catava pelo caminho, tudo aquilo que fosse interessante para ser colocado em seu barraco tornava-se elemento ou acessório. E partimos dessa ambientação cênica para a construção deste local
Texto:
O texto foi elaborado a partir da pesquisa acentuada pelo diretor, que já se aprofunda na transformação de textos com estrutura não-dramática para a linguagem teatral. E assim busca na vertente do teatro narrativo corporal, um formato dinâmico e interessante ao público que de certa maneira instiga para o conhecimento sobre o tema. A partir do livro Quarto de Despejo, textos teatrais da autora e diversos depoimentos e trechos de cartas e artigos escritos sobre Carolina.
 Serviço – Espetáculo “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena” 
Apresentação única e gratuita  – 18 de janeiro – 19h 
Local –  Espaço das Artes –Os Ciclomáticos –  Rua Santana, 119, Lojas A, B, C e D, – CIDADE NOVA 
Telefone: 2509-5537
Entrada franca: Chegar com 30 minutos de antecedência para retirada de senha (SUJEITO À LOTAÇÃO DO ESPAÇO)
 Classificação livre e indicativa para todas as idades
Gênero: drama
Duração: 50 minutos
Ficha técnica:
Dramaturgia/ Concepção e Direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Companhia de Teatro Alternativo – Almir Rodrigues, Fernanda Dias e Getulio Nascimento
Ambientação Cenográfica: Ribamar Ribeiro
Figurino (concepção e execução): Nívea Nascimento
Maquiagem e Música Original: Getulio Nascimento
Sonoplastia: Ribamar Ribeiro
Preparação Vocal: Getulio Nascimento
assessoria de imprensa: Claudia Bueno