Oficina de Pandeiro “Tum Tá Que Tá” com novas turmas abertas em janeiro

A Maracatu Brasil começa o ano de 2017 com variadas oficinas musicais para todos os gostos! E, a um mês do Carnaval, a dica é oficina de pandeiro para já entrar no ritmo. No dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 19h, tem “Tum Tá Que Tá”, com Clarice Magalhães, para entrar no Ano Novo com o pé direito.

Para os iniciantes no instrumento, a oficina tem como objetivo praticar e desenvolver a técnica básica do pandeiro brasileiro, por meio de exercícios que desenvolvem a mecânica necessária para o uso deste instrumento musical. Os alunos aprendem também uma grafia própria para o pandeiro, o que proporciona suporte teórico para que possam memorizar os ritmos e estudá-los em casa. Na primeira parte da aula, são feitas atividades para desenvolver a técnica e o som do pandeirista. Depois, são ensaiadas as músicas escolhidas para o repertório da Orquestra de Pandeiros Tum Tá Que Tá.

A Maracatu Brasil é um complexo musical voltado para o mundo da percussão e bateria localizado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2000 por Claudio Diegues e Guto Goffi, baterista fundador do Barão Vermelho, nasce como alternativa para o ensino de ritmos e venda de instrumentos artesanais e importados. Pioneira ao democratizar o acesso à cultura musical muitas vezes restrita aos guetos, transformou-se em referência nacional e internacional.

Mais sobre a professora:

Clarice Magalhães é formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) no Bacharelado em Música Popular Brasileira – arranjo musical – desde 2008, na mesma universidade Clarice ministrou durante 3 anos um curso de extensão denominado “Pandeiro – Estilo Brasileiro” sob orientação de Rodolfo Cardoso de Oliveira, professor de percussão da Unirio. Sua história com o pandeiro começou em 1996 quando fez um curso com o percussionista Marcos Suzano. Foi integrante da Orquestra de Pandeiros Pandemonium nos anos de 1997 e 1998. Ao se envolver com o samba e o choro,, frequentando rodas que se multiplicavam pelo Rio de Janeiro, Clarice lapidou “na rua” sua forma de acompanhar regionais dos gêneros cariocas. Desde 2000, é pandeirista do grupo Choro na Feira com o qual tem 3 cds gravados. Como pandeirista do grupo, fez shows fora do país, tocou em centenas de bailes nas mais importantes casas de samba cariocas, assim como em festivais de música.

Participou concertos em auditórios e palcos dentro e fora do Rio. Como cantora, lançou seu primeiro CD em dezembro de 2009.

Serviço:

Oficina “Tum Tá Que Tá”

A partir de 13 de janeiro, sexta, às 19h

Primeira aula gratuita

Duração de 6 meses – sempre às sextas, às 19h

Mensalidade por curso: R$ 165,00

Matrícula por curso: R$ 50,00

A Maracatu Brasil fica na Rua Ipiranga, 49 – Laranjeiras

Mais informações: (21) 2557-4754 ou 97113-2709 ou no site wwww.maracatubrasil.com.br. Inscrições pelo e-mail secretaria@maracatubrasil.com.br.