Feira de arte em livros, no MAC Niterói

No dia 11 de dezembro, domingo, o MAC de Niterói vai promover um dia inteiro de atividades culturais, que fazem parte da “Feira de arte em livros”. Das 10h às 19h, vai acontecer, na Praça do Museu, um evento coletivo de livros e editoras alternativas de arte, em uma rede de colaborações entre editoras e artistas, apresentando produções lançadas no Rio de Janeiro e Niterói neste ano.

Através desta primeira feira de arte em livros, os visitantes vão poder ter acesso e adquirir publicações especializadas da produção artística contemporânea (livros e a gravura ‘Horizonte Negro’, de Martha Niklaus, que será lançada no dia) e, ainda, encontrar com os artistas e autores. Além disso, um grande piquenique público reunirá Foodbikes e performances interativas do Coletivo Desviu e Coletivo MOVA, com uma série de ativações ao ar livre, que incluem: roda de conversa com crianças, declamação de poesia, caracterização teatral e pintura de rosto (o público Tb é pintado?), meditação especial, inflável de bolha, entre outras ações.

Na ocasião, as editoras estarão oferecendo descontos e realizando autógrafos de alguns exemplares.

Editoras confirmadas: Automática, Azougue, NAU, EXST, Letra e Imagem, Fase 10 e Loja MAC.

Mais sobre as parrticipações:

Editora Letra e Imagem:

As editoras imã e linha e os(as) autores(as) Marisa Flórido, Roberto Correia, Luiz Claúdio da Costa, Leila Danziger, Cristina Salgado, Regina de Paula, Rodrigo Braga, Analu Cunha, entre outros.

Automática Produtora de Arte Contemporânea:

– Livros e catálogos do Carlos Vergara, Tatiana Grinberg, José Bechara, Lenora de Barros, João Modé, Antonio Dias, André Komatsu, Luiza Baldan, Nilse da Silveira, entre outros.

Fase 10:

Livros de Ana Vitória Mussi, Bill Lundberg, Regina Vater, Tadeu Jungle, Thales Leite e Xico Chaves. Livros “Poesia Visual”, “Poesia Visual 2”, “Transperformance”, “Transperformance 2” e “Transperformance 3”

Martha Niklaus:

A fotomontagem Horizonte Negro, da artista visual Martha Niklaus, é parte do projeto Horizonte Negro apresentado na exposição Baía de Guanabara: águas e vidas escondidas, este ano, no MAC de Niterói. Elaborada como projeto para a ação realizada pela artista na Baia de Guanabara com participação dos velejadores da Marina da Glória, em protesto contra as obras que estavam sendo executadas indevidamente naquele espaço público.

Numa tiragem de 20 cópias, a fotomontagem estará sendo vendida no evento com 50% de desconto.

NAU Editora:

Livros de Nana Moraes, Niura Bellavinha, Gabriel Jauregui, Micaela Vermelho, Marcos

Bonisson, Sonia Salcedo Del Castillo, Barbara Szaniecki, Washington Dias Lessa, Marcos Martins, André Monat, Glória Ferreira, entre outros.

EXST:

Guilherme Vaz – uma fração do infinito

Livro bilíngue (português-inglês), 320 páginas, formato 27x21cm

Editora: EXST

Projeto gráfico: André Lenz

Sinopse

Guilherme Vaz – uma fração do infinito apresenta a retrospectiva dos 50 anos de trabalho do artista multimeios, músico experimental, maestro, pensador e integrante das vanguardas dos anos 1970. A edição bilíngüe (português-inglês), com 320 páginas, oferece ao leitor uma visão global da obra de Guilherme Vaz. Organizada cronologicamente, a obra apresenta ensaios inéditos da curadoria e dos críticos: Marisa Flórido Cesar, Suzana Reck Miranda e J-P. Caron, textos do artista, registro dos trabalhos produzidos até hoje e uma cronologia ilustrada, além de um ensaio fotográfico de Pedro Victor Brandão sobre a exposição que esteve em cartaz no período entre 12 janeiro e 04 de abril de 2016, no Centro Cultural Banco do Brasil RJ. O projeto teve apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e foi patrocinado pelo Banco do Brasil.

O MAC Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, sem número

Feira de arte em livros

Domingo, dia 11 de dezembro, das 10h às 19h

Entrada gratuita

Mais informações: 2620-2481 http://www.macniteroi.com.br