FLUPP – Festa Literária das Periferias

Durante quatro dias a sétima arte também estará representada na FLUPP (Festa Literária das Periferias), que terá a quinta edição entre 08 e 13 de novembro, na Cidade de Deus. A mostra “Cinema Petrobras”, totalmente gratuita, apresentará obras sobre temas pertinentes ao evento deste ano, que tem como grande foco abordar questões sobre as minorias periféricas – LGBTs, negros e mulheres. Nos dias 09, 10, 11 e 12 de novembro, sempre às 20h, os filmes serão exibidos e compõem a programação como uma das formas de narrativa mais populares.

O filme que abre a mostra, na quarta, dia 09/11, será “Para sempre teu, Caio F.”, de Candé Salles, inspirado no livro de Paula Dip. O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu é o autor homenageado deste ano na FLUPP e a exibição do documentário faz parte do tributo à personalidade brasileira que completa 20 anos de morte em 2016. Com mistura de linguagens inerentes à obra de Caio F. – cinema, teatro, música e literatura –, a narrativa é conduzida por depoimentos de amigos, editores e estudiosos que mantiveram relação com o autor.

No segundo dia, quinta (10/11), a literatura marginal será o mote. “Pelas Margens”, de Jéssica Balbino, mostra a presença e torna protagonista a participação das mulheres na literatura periférica. Realizado de maneira independente, o documentário mostra a vida de 19 mulheres da literatura. Após a exibição do filme, terá debate com a diretora.

“Passagem do Meio”, de Guy Deslauriers, estará em cartaz no terceiro dia da mostra “Cinema Petrobras”, na sexta (11/11). O filme apresenta situações vividas por escravos em dezoito semanas de travessia em um navio negreiro europeu. Para encerrar a mostra, no sábado, dia 12/11, será apresentada uma seleção de títulos exibidos no Festival Curta Cinema 2016. Jovens produtores culturais da Maré farão a seleção dos curtas que serão exibidos na Cidade de Deus. Esses jovens também participam da mesa “Estética das ocupações”, que discutirá o uso das artes nos movimentos sociais para ampliar o diálogo com os manifestantes (também no sábado, às 16h).

SERVIÇO

FLUPP – Festa Literária das Periferias

08 a 13 de novembro de 2016

Endereço: Rua Edgard Werneck, 1607 – Jacarepaguá

Praça da Cidade de Deus (Praça Padre Júlio Groten)

 

Mostra Cinema Petrobras

Tenda Pequenas Epifanias

09 a 12 de novembro – 20h

09/11 – Para sempre teu, Caio F. – Candé Salles

10/11 – Pelas Margens – Jéssica Balbino

11/11 – Festival de curtas selecionados por jovens produtores da Maré (sábado)

12/11 – Passagem do meio – Guy Deslauriers (sexta)

Entrada Gratuita