“Experiência Yellow” no Oi Futuro Ipanema

No meio de uma crise existencial típica da adolescência, Paulo está trancado no seu quarto quando recebe uma visita inesperada da banda que mais ama no mundo: os Beatles. Este é o ponto de partida de ‘Experiência Yellow’, peça dirigida por Karen Acioly, com texto de Karen Acioly e de  Ciro Acioli. O espetáculo marca a primeira parceria entre Karen e seu filho, que além de ter escrito a peça interpreta o beatlemaníaco Paulo, protagonista da história. O musical começou a ser montado em 2014, durante o FIL, com uma residência artística e, depois de dois anos de pesquisas, imersão e muitos ensaios, estreia dia 15 de outubro, no Oi Futuro Ipanema.

Sem saber o que fazer com sua paixão por Nina, Paulo se isola em seu quarto, refúgio que chama de “Submarino Amarelo”. Dúvidas, angústias e desejos se multiplicam no seu veloz raciocínio e, como sempre, ele toca em seu violão uma versão que compôs para “The Walrus”. Poético e rebelde, ele não imaginava que estava prestes a viver a maior aventura de sua vida. Três componentes da banda – Ringo Star, George Harrison e John Lennon – invadem seu mundinho, convidam o garoto para fazer um teste para entrar no grupo e o encorajam a correr atrás de seus sonhos e a descobrir quem ele é e seu lugar no mundo. Então o quarteto embarca em seu “Yellow Submarine” imaginário, rumo a uma viagem inesquecível pelo Rio São Francisco, onde vão viver uma experiência transformadora; a “Experiência Yellow”.

Com figurino assinado pelo coletivo Oestudio, o espetáculo é deliciosamente recheado por versões em português de algumas das mais emblemáticas canções dos Beatles, como a própria “Yellow Submarine”: “Vai por mim, vai ser belo o meu destino/ Pintei de amarelo o meu submarino”, fazendo referência ao refrão original. A música se sobrepõe ao teatro através do uso de dispositivos digitais inovadores: videocriações permitirão ao público embarcar na fantástica experiência de Paulo.

A ideia do espetáculo surgiu há dez anos, quando Karen escreveu as primeiras linhas da história. Com parte da ideia no papel, anos depois, ela convidou atores e músicos para uma primeira etapa de pesquisa, durante a programação da edição de 2014 do FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagem – do qual é idealizadora. Em 2015, já em parceria com Ciro Acioli, reescreveu o segundo e o terceiro tratamentos, além da versão em prosa, que deve ser lançada em um livro.

Experiência Yellow é um mergulho da busca da identidade de um jovem. Todo adolescente atravessa complexos ritos de passagem, com profundos conflitos existenciais ao se deparar com o injusto e incompreensível mundo dos adultos. É muito importante que possamos, através da dramaturgia, da música, da experiência teatral, do uso das novas linguagens artísticas, hoje em dia tão misturadas, chegar perto desse jovem e do adolescente de hoje – por vezes distantes do teatro – com temas instigantes e dispositivos digitais que o ajudem a enfrentar suas descobertas para as novas etapas da vida no mundo de hoje”, diz Karen Acioly.

FICHA TÉCNICA:

 

Texto: Karen Acioly e Ciro Acioli

Direção: Karen Acioly

ELENCO:

 

Ciro Acioli como Paulo

Edgar Araújo como Ringo Starr

Julia Gorman como Nina

Pedro Sol como John Lennon

Victor Ribeiro como George Harrison

 

Direção musical e preparação vocal: Deco Fiori

Versões: Fran Papaterra

Direção de movimento: Sueli Guerra

Desenho de Luz: Jorginho de Carvalho

Cenário: Lidia Kosovski

Figurino e design gráfico: OESTUDIO

Criações digitais e projeções: Leo Haar

Criações vídeos, registro e edição: Lucas Canavarro | Cine Fantasma

Imagens documentais: Gabriela Romeu e Américo Cordula 

Assistência de direção: Kiko do Valle

Assistente de cenografia: Luna Santos

Cenotécnico: Paulo Fernandes e equipe

Registro fotográfico: Andrea Nestrea

Assistente de Iluminação e Operador de Luz: Antônio Diniz

Responsável Técnico (Montagem e Gravação de Luz): Luís de Oliva

Pessoal Técnico: Técnico Profissional – Gabriel Prieto; Técnico Auxiliar – Jhenifer Fagundes

Contra-regra: Alessandro Amaral

Direção de produção: Gregório Tavares

Assistência de produção: Yves Baeta

Assessoria de imprensa: PALAVRA

Redes sociais: Ana Pinto

Assessoria Jurídica: Nehemias Gueiros e Marcelo Rodrigues

Administrativo e financeiro: Andreia Fernandes

Realização: Borogodó Empreendimentos Culturais

Correalização: Oi Futuro

 

 

SERVIÇO:

 

Experiência Yellow

Temporada: 15 de outubro a 18 de dezembro de 2016

*Não haverá apresentações no final de semana 05 e 06 de novembro

Dias: Sábados e domingos

Horários: 16h

Local: Oi Futuro Ipanema | Teatro (3º andar)

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3131 9333

Duração: 60 minutos

Capacidade: 95 lugares

Funcionamento da bilheteria: de terça a sexta e feriados, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h

Para ingressos de shows e espetáculos sem sair de casa, consulte on-line o site ingresso.com ou pelo telefone 4003-2330.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Classificação: recomendado para crianças acima de 7 anos