A Lenda do Vale da Lua

Após temporada de sucesso, o espetáculo A Lenda do Vale da Lua reestreia no Centro Cultural da Justiça Federal. O clássico infantil recebe pela primeira vez uma montagem dirigida pelo autor, João das Neves, 40 anos após ter sido escrita. Misturando poesia, música, adereços e bonecos, a peça brinca com a imaginação de adultos e crianças.

O espetáculo conta a história do Boi Bumbá, a partir de uma brincadeira entre os irmãos Lúcia e Carlos e seus pais. Brincando de contar histórias, a família leva o público a soltar a imaginação. Sugerindo a interação entre a plateia e os atores, onde todos têm espaço para inventar e contribuir, A Lenda do Vale da Lua pretende mostrar que os sonhos e a criatividade não têm limites.

“Encenar A Lenda do Vale da Lua tantos anos após escrevê-la é como reviver a minha infância. Frequentava no final dos anos 40 e inicio dos anos 50 a Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, onde os operários nordestinos se reuniam. Lá ouvia as pessoas cantando cordel, falando das façanhas dos heróis dos sertões e da caatinga. As cantorias faziam a alegria da criançada. Eu fui um desses meninos que beberam e aprenderam a amar essa belíssima cultura”, conta o diretor.

Com músicas originais de Chico César, a proposta do espetáculo é provocar a imaginação de pais e filhos, instigando-os ao livre o prazeroso exercício de criar: “Vocês podem ser tudo e ter todos os nomes. É só querer…”, afirma o narrador. Entre canções, cirandas, lamentos, risos, poemas, jogo de palavras, discussões e brincadeiras, A Lenda do Vale da Lua estimula as velhas brincadeiras de rodas em uma trama onde quem manda é a imaginação.

O elenco do espetáculo conta com nomes como: Luiz Claudio Gomes, que atuou e dirigiu os espetáculos: Assim a Gente se diverti e Meu DNA. Protagonizou o espetáculo Clube das Moscas, de Nanda Bernardes; Carol Gomes, que integrou o elenco de Assim a Gente se diverte, direção Luiz Claudio Gomes e Meu DNA, direção Luiz Claudio Gomes; Andreia Mota, que foi integrante do grupo de samba Quatro Cantos e participou de festivais de música na França e Itália; Grasiela Müller, que já integrou o grupo de palhaços Médicos do Sorriso e fundou a companhia Trompim Teatro; Leonardo França, cantor, ator, diretor musical e instrumentista. Integrou o musical Andança – Beth Carvalho e foi aprovado para o elenco do musical Rio – O Musical; e Pedro Maia, ator do grupo NEPAC, que participou de espetáculos como: O Barbeiro de Ervilha, A Noite dos Mortos, Bibliotecas do Mundo, e Te Conto Em Cena – Machado de Assis.

Sobre o elenco:

Andreia Mota: Formada em Artes Dramáticas pela UniverCidade. Atuou no Monólogo musical “Raul Fora da Lei” com Roberto Bomtempo (2010). Participou de festivais de música na França e Itália, além do reality show “Ídolos”. Em 2014 lançou o CD Paisagem Invisível. Foi integrante do grupo de samba Quatro Cantos e da Cia. Eclética. Em cartaz com o show Solo Festa dos Ancestrais e com o espetáculo O Mar Serenou – Um Conto de Clara.

Carol Gomes:

Atriz cursando a Faculdade da Cal e Curso Técnico da Wolf Maia. Trabalhos realizados no teatro: Assim a Gente se diverte direção Luiz Claudio Gomes; Meu DNA, direção Luiz Claudio Gomes.

Grasiela Müller: Com licenciatura em Música, conheceu a palhaçaria através do NAP (Núcleo aberto de Palhaços). De 2004 a 2012 integrou o Grupo de palhaços chamado Médicos do Sorriso.  Em 2008 fundou a companhia Trompim Teatro, junto com Aline Tanaã e Odelta Simonetti. Atua como atriz e musicista na peça “As Aventuras do menino Iogue” (Atriz Coadjuvante do prêmio CBTJI -Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude 2016).

Leonardo França: Cantor, ator, diretor musical e instrumentista, Leo França estudou na Escola de Música Villa-Lobos.  Integrou o musical “Andança – Beth Carvalho” e foi aprovado para o elenco do musical “Rio – O Musical”. Participou de cinco peças de teatro pelo Centro de Estudo Artístico Experimental Ana Kfouri, Dentre elas “O Beijo no Asfalto”- Nelson Rodrigues e “Esperando Godot” de Samuel Beckett. Cantor e dançarino do grupo Orquestra Popular Brasil de Cara. Cantor do grupo vocal Dá no Coro, chegando a participar de festivais de música nas cidades: Briançon e Vaison la RomaineFrança.

Luiz Claudio Gomes:

Ator, diretor, produtor cultural, escritor, neurolinguista e palestrante. No teatro, atuou em diversos espetáculos como: “Assim a Gente se diverti” direção de Luiz Claudio Gomes; “Meu DNA”, direção Luiz Claudio Gomes; “Coisa de Teatro”, dirigido por Daniel Herz; “Eu Sei Que Vou Te Amar”, com direção de Anamélia Rocha; “Clube dos Anjos” dirigido por Nanda Bernardes; “Histeria”, direção Rodrigo Scheer e “Personal do Riso” com texto, direção e atuação do próprio Luiz Claudio.

Pedro Maia: Formado pelo Curso Profissional de Formação de Atores pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ator do grupo NEPAC, participou de espetáculos como: – “O Barbeiro de Ervilha”, adaptação de “O Barbeiro de Sevilha” por Vanessa Dantas; “A Noite dos Mortos”, adaptação de “A noite dos mortos vivos” de George Romero; “Bibliotecas do Mundo”, adaptação do livro homônimo de Daniela Chindler; e “Te Conto Em Cena – Machado de Assis” – Direção e adaptação de Leonardo Simões.

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: João das Neves

Músicas: Chico César

Direção Musical e Arranjos: Beto Lemos

Elenco: Andreia Mota, Carol Gomes, Grasiela Mülller, Léo França, Luiz Cláudio Gomes e Pedro Maia

Cenário e Figurino: Samuel Abrantes

Bonecos e consultoria de manipulação: Paulo Emílio Luz

Assistente de Figurino: Rosa Ebee

Assistente de Cenografia: Gustavo Fernandes

Iluminação: Djalma Amaral

Preparadora Vocal: Natália Fiche

Assessoria de imprensa: Lead Comunicação

Idealização e Direção de Produção: Valéria Alves

Produção e Realização: Sevla Produções

SERVIÇO

Teatro: “A Lenda do Vale da Lua”

Temporada: 06 de agosto a 18 de setembro (sábados e domingos)

Não haverá espetáculo no dia 27 de agosto

Local: Centro Cultural da Justiça Federal

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 3261-2550

Dias e horários: Sábados e domingos às 16h
Ingressos: R$30,00

Capacidade: 141 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Gênero: Infantil

Anúncios