“Música do Leste Europeu” no Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – realiza a última edição de 2015 da série Ópera do Meio-Dia, no próximo dia 2 de dezembro, na Sala Mário Tavares, no Prédio Anexo, com ingressos a R$ 10,00 e duração de uma hora. Sétimo programa deste ano, o concerto Música do Leste Europeu contará com as participações dos solistas do Coro do TM, a soprano Eliane Lavigne, a contralto Andressa Inácio, o barítono Fabrizio Claussen e o baixo Luis Farina, que irão executar trechos de obras dos compositores Tchaikovsky, Rachmaninoff, Dvorak, Prokofiev, Rimsky-Korsakov e Glinka. Os cantores se apresentarão acompanhados ao piano por Priscila Bomfim, que também responde pela direção musical. Esta série é realizada na primeira semana de cada mês, às quartas-feiras, e tem a finalidade de divulgar a ópera e oferecer arte a quem trabalha no Centro durante a pausa para descanso. O barítono Francisco Neves é responsável pela orientação cênica. O Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal é Jésus Figueiredo.

Sobre a Diretora Musical e Pianista

 

Priscila Bomfim é pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde trabalha com os cantores e solistas nas produções de ópera desde 2000. Aos 9 anos, venceu seu primeiro concurso de piano, em Braga, Portugal, onde nasceu. É Bacharel e Mestre em piano pela UFRJ, onde estudou com Mary Benaion, Luis Henrique Senise e Miriam Grossman, e onde cursou regência na classe do maestro Ernani Aguiar. Frequentou e participou de cursos de aperfeiçoamento com Linda Bustani, os cravistas Edmundo Hora e Jaques Ogg, com Daise de Luca nos EUA, Umberto Finazzi na Itália (2013) e Suíça (2014) e, mais recentemente, com o Maestro Riccardo Muti (2015) na Itália. Já se apresentou em importantes Salas de Concerto do Brasil, além do  Carnegie Hall  em NY/EUA (2010) e em cidades do Chile (2000), Itália (2013) e Varsóvia, na Polônia (2013). Dirigiu, em 2010, as óperas do Projeto Ópera no Bolso da Prefeitura do Rio de Janeiro, com direção cênica de André Heller-Lopes e a ópera Domitila, de João Guilherme Ripper, no Circuito Funarte de Música Clássica por diferentes estados brasileiros. Nas temporadas de ópera da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório, atuou na preparação dos cantores solistas (2012) e do Coro (2013). Além do seu trabalho como pianista, vem desenvolvendo atividades também como regente e de assistente na preparação do Coro do Theatro Municipal do RJ. É diretora musical do Projeto Ópera do Meio-Dia, também deste Theatro, e prepara-se para gravar em CD um concerto para piano e orquestra dedicado a ela, composto pelo compositor italiano Armando Ghidoni.

 

 

SERVIÇO

ÓPERA DO MEIO-DIA – MUSICA DO LESTE EUROPEU

SOLISTAS DO CORO DO THEATRO MUNICIPAL

DO RIO DE JANEIRO

 

Solistas:

 

Eliane Lavigne, soprano

Andressa Inácio, contralto

Fabrizio Claussen, barítono

Luis Farina, baixo

 

 

Programa:

 

P. I. Tchaikovsky

Sred’ mrachnykh dney (Em meio a dias sombrios) – Romance Op. 73 nº 5

Net, tol’ko tot kto znal (Apenas um coração solitário) – Romance Op. 6 nº 6

 

S. Rachmaninoff

Christos voskris (Cristo ressuscitou) – Romance Op. 26 nº 6

V molchan’ji nochi tajnoj (No silêncio da noite) – Romance Op. 4 nº 3

 

A. Dvorak

Da ópera RusalkaMesicku na nebi hlubokem (Canção da Lua)

Když mne stará matka (Canções que minha mãe me ensinou) –

Canção Cigana Op. 55 nº 4

 

S. Prokofiev

Da cantata Alexander NevskyMertvoe Pole (O Campo dos Mortos)

 

N. Rimsky-Korsakov

Da ópera – Sadko Canção do Convidado Viking

 

M. Glinka

Da ópera A Vida pelo Czar – Ária de Vanya, Ária de Susanin

 

P. I. Tchaikovsky

Da ópera A Dama de Espadas – Ária de Yeletsky –

Da ópera Eugene Onegin – Dueto de Tatyana e Olga / Ária de Tatyana / Ária de Onegin

 

 

Diretora Musical e Pianista: Priscila Bomfim

Orientação Cênica: Francisco Neves

Maestro Titular do Coro: Jésus Figueiredo

 

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Sala Mário Tavares – Prédio Anexo

Avenida Almirante Barroso, nº 14 / 15 Centro

 

Dia 2 de dezembro, às 12h

 

Preço único: R$ 10,00

Classificação etária: 5 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 159 lugares

Informações: (21) 2332-9191

 

Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou por telefone (21) 4003-2330

 

(*) Vale lembrar que, mesmo na sessão matinal, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos, exceto para crianças até 10 anos.

Anúncios