“Calango Deu! Os CAusos da Dona Zaninha” dia 23, no Teatro Poeira

Em comemoração aos três anos de montagem, a comédia “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha” fará uma apresentação única no próximo dia 23 de novembro, às 20h30, no Teatro Poeira, com 80% da renda revertida em donativos para as vítimas do acidente em Mariana – MG e região.

Baseado na cultura popular mineira, o espetáculo indicado a oito categorias ao prêmio FITA 2015, recebeu os prêmios de melhor atriz para Suzana Nascimento e melhor cenário para Desirée Bastos. O monólogo de Suzana Nascimento foi construído ao longo de cinco anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças; enfim, uma grande celebração à sabedoria popular.

Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias – uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o Tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de padres e beatas, de “sem – vergonhice”, a personagem também convida a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a outras paragens, verídicas – da atriz mineira e seus relicários – ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória.

“Esse trabalho é uma homenagem a Minas Gerais e nessa noite vamos celebrar as nossas histórias. Este projeto nos deu muitas alegrias nesses três anos, muitas descobertas artísticas e humanas. E queremos retribuir de alguma forma. O mínimo que podemos fazer é oferecer uma sessão para as vítimas de Mariana, Minas Gerais. Até por que podem nos tirar casa, comida, tudo, mas as nossas histórias ninguém pode tirar.” Suzana Nascimento

Trailer da peça: http://www.youtube.com/watch?v=kzWFCz8zJrA

Trechos do espetáculo: http://vimeo.com/77621490

SERVIÇO

“Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”

Data: 23 de novembro de 2015

Horário: 20h30

Local: Teatro Poeira

Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Telefone: (21) 2537-8053

Capacidade: 182

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) com 80% da bilheteria convertida em donativos para as vítimas de Mariana – Minas Gerais

FICHA TÉCNICA

Texto, atuação e direção musical: Suzana Nascimento

Direção: Isaac Bernat

Cenário e Figurino: Desirée Bastos

Direção de movimento: Marcelle Sampaio

Preparação e supervisão musical: Pedro Amorim

Iluminação: Aurélio de Simoni

Fotografia: Lara Cosan

Projeto gráfico: Raquel Alvarenga

Participações nas fotos: Maria Mirabel

Administração do projeto: Amanda Cesarina

Produção Executiva: Gabriel Salabert

Direção de Produção: Aline Mohamad

Realização: Luminis Produções Artísticas