Cenas de um Casamento – Eu fui!

Morto em 2007, o consagrado dramaturgo sueco Ingmar Bergman deixou como herança diversos trabalhos que retratam

Foto: apetecer.com

Foto: apetecer.com

os relacionamentos humanos. A primeira obra teatral do autor a que assisti foi “Depois do Ensaio” , e agora tenho a oportunidade de conhecer outra. E a segunda experiência me impressionou muito mais.

“Cenas de um Casamento” retrata a rotina conjugal de Johan (Heitor Martinez) e Marianne (Juliana Martins). Com dez anos de casamento, passam por crises e conflitos banais do dia a dia. Até que os atritos vão se intensificando, o que resulta na ruptura do casal, que tem 2 filhas, mas as personagens só aparecem nos diálogos deles. Johan e Marianne têm traços psicológicos interessantes para citar. Vamos começar em ordem alfabética rs

Foto: apetecer.com

Foto: apetecer.com

Johan é um cara cansado da rotina familiar, e cria válvulas de escape para aliviar o tédio. Por ter chegado ao limite do estresse, ou por uma característica de sua personalidade mesmo, ele é de uma frieza impressionante. De sinceridade extrema, não sente culpa nem por abandonar as filhas quando decide deixar o casamento. Fala delas com desprezo, e com ódio às vezes. Chegam a ser engraçadas algumas partes de seu texto. Marianne também parece enfadada com a rotina, mas se preocupa muito com a opinião das pessoas que os cercam. As respectivas mães são figuras frequentes no diálogo dela no início da peça. Mas não apenas a elas que a personagem quer agradar. A mulher se importa muito com o nome e a imagem de família que tem para zelar.

Falando tanto em diálogo, este é o principal trunfo da peça. O texto é muito bom, como se pode esperar de uma obra de Bergman. Mas os parabéns também devem ser direcionados a Maria Adelaide Amaral, que foi a responsável pela tradução. Muitos anos se passam desde o início até o fim do espetáculo, mas não perde o gás e as reflexões e tiradas acompanham do início até o fim. O público se diverte também. Talvez não apenas pela graça do texto, mas porque pode encontrar muita identificação com suas próprias vidas. Afinal, mesmo sendo uma obra de 1973, o enredo permanece atual. Pois certas coisas são imunes ao tempo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SERVIÇO

Estreia: 16 de outubro de 2015

Temporada: De 16 de outubro a 15 de novembro

Datas: Sextas, sábados e domingos

Horário: Sextas, sábados e domingos, 20h

Preço: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (Meia entrada)

Local: Teatro Ipanema

Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema – Telefone: (21) 2523- 9794

Capacidade: 222 lugares

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero: Drama

P.S.: Agradeço à Minas de Ideias pelos convites

Anúncios

Um comentário sobre “Cenas de um Casamento – Eu fui!

Os comentários estão desativados.