O incansável Dom Quixote

O espetáculo ‘O incansável Dom Quixote’ se apresenta gratuitamente do dia 17 a 25 de outubro, no Espaço Furnas Cultural em Botafogo. Sessões aos sábados, às 20h; e domingos, às 19h. Ingressos distribuídos nos dias das apresentações a partir das 14h.

A peça narra a história do mais famoso cavaleiro errante que saiu de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ele passa por muitas desventuras que testam sua resistência e coragem: perde batalhas, é chacoteado e tem sua saúde mental questionada, mas nada disso é páreo para a mente inquieta e o coração incomensurável do “Cavaleiro da Triste Figura”.

A adaptação do clássico de Miguel de Cervantes é atual e dinâmica. Em cena, o ator cria o espetáculo em parceria com o espectador, em um constante jogo de contracenação. Sozinho no palco  sob a direção de Reinaldo Dutra,  Maksin Oliveira dá vida à Dom Quixote, Sancho Pança, Rocinante, Maritornes, Narrador, dentre tantos outros personagens. Tudo se resume a um palco, um ator, a plateia e o jogo.

Trajetória

O Incansável Dom Quixote está em circulação desde 2013 e já carrega em seu currículo diversas premiações e participações em  festivais fora do país. O espetáculo representou o Brasil em tradicionais encontros internacionais de arte como o VIII Festival Internacional de Teatro de Santo Domingo, VII Festival Internacional de Teatro Unipersonal del Uruguay e V Festival Internacional de Teatro Clássico Adaptado de Buenos Aires, dentre outros. Conquistou os prêmios de Melhor Ator em todos os Festivais competitivos que participou, além de prêmios para Melhor Direção, Espetáculo, Iluminação e indicações para Melhor Figurino e Texto.

SERVIÇO

O INCANSÁVEL DOM QUIXOTE

Gênero: comédia dramática

Temporada: 17 a 25 de outubro de 2015

Dia/ hora: sábados, às 20h; e domingos, às 19h

Local: Espaço Furnas Cultural

Endereço: R. Real Grandeza, 219 – Botafogo

Telefone: (21) 2528-5166

Valor: Grátis, com distribuição de senhas no dia da apresentação a partir das 14h. Sujeito à lotação de 170 lugares.

Faixa etária: 12 anos

Duração: 70 minutos

FICHA TÉCNICA:

Autor: Maksin Oliveira

Direção: Reinaldo Oliveira

Produção executiva: Samia Oliveira
Direção de produção: Maksin Oliveira
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues (agência Aquela que Divulga)
Assistente de direção: Pedro Struchiner
Elenco: Maksin Oliveira
Oficineiro: Reinaldo Dutra
Figurino: Leonam Thurler
Caracterização: Reinaldo Dutra
Cenário: Magnífica Trupe de Variedades
Iluminação: Pedro Struchiner
Operador de Luz: Pedro Struchiner
Fotografias: João Julio Mello  e Maíra Lins
Projeto Gráfico: Miguel Carvalho
Realização: Roda Produtiva