Festival do Rio no CCBB

O Festival do Rio exibe filmes e salas de cinema também. A partir desta sexta, quem for ao CCBB, vai poder se deleitar com fotografias de cinemas antigos, modernos, de todos os estilos e cantos do mundo e do Brasil na exposição Magia Universal do Cinema.

Há vários anos, o fotógrafo francês Stephan Zaubitzer vem se empenhando em resgatar e imortalizar os registros físicos desta erupção do cinema nas nossas metrópoles, cidades, paisagens. Artesão minucioso, ele posa sua câmera em cada lugar visitado, contanto que haja uma tela, um projetor e algumas cadeiras. Contanto, enfim, que haja algum dispositivo que permita projetar um filme de cinema.

O Brasil não passou despercebido ao olhar de Zaubitzer, que durante uma viagem no final de 2014 pesquisou as marcas deixadas pelo auge da sétima arte em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Diversas salas foram edificadas em toda esta região, dentre elas seis construídas em torno de uma praça do centro do Rio de Janeiro, fenômeno que deu nome ao local… a Cinelândia.

Os tempos mudaram, a vida ficou mais religiosa (algumas salas de cinema viraram igrejas) ou mais consumista (outras viraram lojas). Algumas simplesmente fecharam. Mas os traços arquitetônicos permaneceram, e são frequentemente magníficos.

Essas salas de cinema, verdadeiros monumentos históricos, são santuários de uma magia sem igual, “a eterna magia do cinema”. Por ocasião dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, o Festival do Rio e o Consulado Geral da França do Rio procuraram, através desta exposição de fotografias de Stephan Zaubitzer, realçar esses elementos marcantes do patrimônio arquitetônico carioca.

Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Térreo – Centro
Telefone: 3808-2020

Festival do Rio 2015
De 1 a 14 de outubro

Anúncios