Magne Furuholmen, do A-Ha, em exposição no MAC

O tecladista da banda a-ha e artista visual Magne Furuholmen estará no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC de Niterói) – órgão da Fundação de Arte de Niterói (FAN) – nos dias 28 e 29 de setembro. Aproveitando a vinda para o Rock in Rio, o norueguês mostrará, ao vivo, a execução de seu trabalho como artista plástico. Serão obras feitas em conjunto com estudantes previamente selecionados do Morro do Palácio, do Grupo da Grota, do BEM TV e de algumas escolas públicas da região. As intervenções acontecerão das 10h às 15h e consistem na impressão de palavras e mensagens em cinco imensas placas de barro, que ficarão expostas no pátio do museu e no Solar do Jambeiro.

A intervenção foi inspira pela série de monotipos LITERARY CONSTRUCTIONS. Cada monotipo constitui uma grande letra que permite que se leia à distância as palavras CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS. De perto se pode fazer a leitura de palavras derivadas das letras que compõem essas duas palavras, resultando em fragmentos linguísticos como “terra ossos”, “contrárias ilusões”, “lentas ações raras”, entre outras. Este trabalho se baseia na ideia de que existem 5.500 palavras que podem ser derivadas estritamente das letras contidas em Literary Constructs (Construções Literárias) só na língua inglesa. Assim como poeta e letrista de música, o jogo entre texto e imagem no trabalho desta artista é poético e literário no sentido mais abstrato.

Essa intervenção do Magne faz parte da exposição ‘The Art of Storytelling – A Arte de Contar Histórias’, curada por Selene Wendt (curadora independente e o fundadora da ‘The Global Art Project’) especificamente para o MAC de Niterói. A exposição ficará em cartaz, no museu, de janeiro a março de 2016. “Esta exposição internacional ou transcultural celebra uma visão e experiência expandida entre arte contemporânea, literatura e os rituais da tradição oral dos contadores de história, formando um roteiro curatorial artístico entre o MAC de Niterói, Museu Janete Costa de Arte Popular e o Solar do Jambeiro, atravessados por entrelaçamentos poéticos com a paisagem, memória e a região histórica da Boa Viagem”, explica Guilherme Vergara – Curador e Diretor do MAC de Niterói. ‘A Arte de Contar Histórias’ é uma proposta que se amplia como um circuito de museus sem paredes da Boa Viagem, transbordado por imaginários de autores nacionais e internacionais, tais como Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Guimarães Rosa, Mario Vargas Llosa, Gabriel Garcia Marquez, Virginia Woolf, Italo Calvino, e Arthur Rimbaud, através das intervenções artísticas dos participantes (Gilvan Barreto, Sergio Bernardes & Guilherme Vaz, Dulcinéia Catadora, Marilá Dardot, Magne Furuholmen, William Kentridge, Lobato & Guimaraes, Cristina Lucas, Fabio Morais, Ernesto Neto, Ulf Nilsen,  Andre Parente, Rodrigo Petrella, Rosana Ricalde, Eder Santos, Valeska Soares, Elida Tessler, e Nina Yuen)

Além da exposição, o projeto contempla intervenções na Ilha da Boa Viagem, mostras no Museu Janete Costa de Arte Popular e no Solar do Jambeiro, oficina de cartonagem com o coletivo Dulcinéia Catadora coletando narrativas e memórias dos moradores da comunidade do Morro do Palácio. E, claro, a instalação do artista Magne Furuholmen dá início a esta grande exposição, que interliga a arte em espaços culturais da Boa Viagem, e faz parte das comemorações dos 20 anos do museu.

Mais sobre Magne:

Trabalha com vidro, pintura, gravuras em madeira e raspa. Talentoso como músico e artista visual, tem apresentado obras em locais conhecidos como Henie Onstad Kunstsenter, em Oslo – Noruega -, e Art Fair de Londres. Contribuiu para a construção dos prêmios Nobel em Oslo com o projeto “Clímax”, em 2008.

Obras mais importantes:

Obras mais importantes do artista:

Y Projects (1996).

Blue Note Boulevards (LTD Edição Art Livro, 1997).

In Concert (1998).

Pincette Portfolio (9 selos impressos, 2001).

Money Tree (Estação Central de Oslo, 2002).

Axiome (Cerâmica, 2002).

Ressonance (vaso de cerâmica, comissionado pela cidade de Bergen, 2004).

Stjerneskutt (Art Book, Edição 12, 2004).

Payne’s Gray (2004).

Love Hearts (China, 2006).

Scrabble (Kunstmuseum Sørlandets Instalação, 2007).

Climax (torre de alumínio, Nobel Peace Center, Oslo, 2007).

A intervenção do Magne Fururholmen, as officinas de Dulcinea Catadora e o catálogo são financiados com o apoio da Hydro e The Global Art Project.

 

Mais sobre The Global Art Project:

www.theglobalartproject.no

Serviço:

Intervenção em placas de barro, por Magne Furuholmen

Dias 28 e 29, das 10h às 15h – execução ao vivo

Exposição no pátio do museu até março.

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

O MAC de Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, sem número

Informações: 2620-2400

www.macniteroi.com.br

Anúncios