Festival Rio California

Alguns dos principais sinônimos do lifestyle carioca – a música, o esporte e a arte – têm um encontro marcado com o público da cidade na primeira grande festa do verão 2016: o Festival Rio California, um dia inteiro de muitas e variadas atividades, totalmente gratuitas, que acontece no Arpoador no domingo, dia 17 de outubro.

Para o festival do dia 17, o Arpoador será transformado em um grande happening, que começa às 9 horas e dura até as 18 horas. Durante todo o dia, o público verá shows, como o do californiano Will “The Bull” Taylor em parceria com as brasileiras do Batida Nacional (a DJ DeepLick, a percussionista Lan Lan e a atriz Nanda Costa), poderá se divertir com o som de badalados DJs, participará de aulas de diferentes modalidades físicas, assistirá a apresentações de esportes radicais e terá à sua disposição uma feira de design – tudo com uma das mais famosas e lindas vistas da Cidade Maravilhosa.

Criado para celebrar e promover o intercâmbio entre as culturas do Rio de Janeiro e da Califórnia, dois dos mais adorados e celebrados points do verão em todo o planeta, o festival é o ponto de partida para uma sequência de festas, chamadas de Verão Rio California, que, de dezembro a fevereiro, ocuparão o terraço do Clube Costa Brava, sempre às quintas-feiras, de 17h as 23h, em seis datas diferentes, em formato de beachclub.

Com o apoio da Prefeitura da Cidade, a organização do festival se juntou à Ecobrand para ação de plantio de novas mudas na Pedra do Arpoador, ao Rio Eu Amo Eu Cuido e à Comlurb, para desenvolver uma logística junto ao público e entregar o Arpoador limpo no final do evento. A Ecobrand vai também sortear ecobags durante todo o festival, enquanto a Rio Eu Amo Eu Cuido prepara ações de conscientização do público para não jogarem lixo no chão. A Comlurb por sua vez prepara ações de limpeza pós evento em larga escala.

O festival ainda deixa um legado para a cidade, a reforma da Academia do Arpoador, numa parceria entre o movimento Arpoamor, a Subprefeitura da Zona Sul, a Secretaria Municipal de Conservação, a Rioluz e a Associação de Moradores de Ipanema. Orientada por uma pesquisa feita junto aos usuários do local, que queriam que a Academia mantivesse o seu atual estilo, a obra, que começa agora no final de setembro e já deverá estar concluída no dia do evento, prevê o nivelamento do piso de saibro do local, a reforma e pintura dos bancos onde são realizados os exercícios, a entrega de 30 novos aparelhos (mantendo o estilo dos atuais), a duplicação da iluminação no local, a instalação de um totem de sinalização e de uma estação múltipla de atividades físicas.

O apoio da Prefeitura foi fundamental para a realização do festival, que deve se transformar, a partir do próximo ano, em um evento calendarizado, incluído na programação oficial da cidade, acontecendo sempre como uma prévia do verão.  Para 2016 está sendo estudada, inclusive, a realização de edições em outros locais da cidade, como o Parque Madureira, com foco mais nos esportes. Em 2017, o festival ganha a sua versão norte-americana, que acontecerá em Venice, na Califórnia, levando para os EUA várias atrações brasileiras.

A marca Rio California, que licencia o evento, foi criada em 2012 por Marcos Meirelles e Raphael Calazans, como um grife de moda praia unissex. Os bonés, óculos, roupas de banho, chinelos, skates e pranchas, entre outros itens, ostentando o logo da marca, logo se tornaram uma febre entre a juventude do país, atraindo consumidores famosos e anônimos. Vem sendo, desde o ano de sua criação, posicionada como projeto da cidade pelo estrategista cultural Bruno Nogueira, que se uniu a Marcos e Raphael desde o lançamento do conceito, disposto a aliar o valor de moda ao de cultura, em eventos realizados em todo o país.

A programação

Tendo como embaixadora a atriz Gabi Lopes, de Malhação, o Festival Rio California promete transformar o Arpoador no dia 17 de outubro em uma grande festa, aberta ao público de toda a cidade e de todas as idades, com vários eventos gratuitos.

O público que for ao local poderá assistir a vários shows. Os principais acontecem às 15 horas, quando a banda Fulanos e Ciclanos apresentará o show de seu primeiro álbum A Energia é Boa. Às 16h30 é a vez do músico californiano Will “The Bull” Taylor, que terá como convidadas especiais as brasileiras do Batida Nacional (a DJ DeepLick, a percussionista Lan Lan e a atriz Nanda Costa).Na entrada do calçadão do Arpoador, point tradicional de apresentação de shows no estilo pocket, o público poderá assistir ainda a mais quatro apresentações musicais, bem ao estilo “shows de rua” consagrados no verão da Califórnia, com duração de 40 minutos cada: às 11 horas aparecem as meninas do Flores de Plâncton, banda oficial do projeto Brasil Surf Girls, que tem como madrinha a atriz Isis Valverde; às 12 horas chega o quarteto de ska Zignal, formado no começo da década por um mineiro, um brasiliense, um paulista e um argentino; o cantor Rafael Almeida, ex-protagonista da novela Malhação, apresenta-se às 13 horas;e encerrando os trabalhos, às 14 horas,é a vez da banda Nove Zero Nove, grandes vencedora do festival Rio Banda Fest, e que terá a participação de Eduardo Lira (liveguitar).

A partir das 9 horas, o público poderá também dançar no calçadão com os setlists montados por alguns consagrados DJs: às 9 horas, quem assume as carrapetas é o DJ Dadga, sendo substituído às 11 horas por Bruno Vinelli, um dos titulares da festa Breakz; às 13 horas é a vez dos Naza Brothers, projeto que reúne os irmãos Rafael e Renato Nazareth, dois dos mais solicitados DJs da cena noturna carioca.

Para os adeptos dos esportes radicais, o Rio California promete boas surpresas, começando pela realização do Sugar Free Skate Freestyle, às 11 horas, que se trata de um super demo de manobras de solo reunindo oito skatistas profissionais internacionais, incluindo René Shigueto, o sino-brasileiro que é o terceiro colocado mundial na categoria. Também às 11 horas a 360 Sports promove exibições de Slackline e Flyboard. A programação também contempla os que além de assistir também quiserem participar: sob a chancela da Esporte-se o calçadão será palco de dois aulões: das 9 às 11 horas, um treino de B Happ Fit (funcional, boxe e Yoga), e às 11h, somente para garotas, um treino de Cross-girls.

O Festival terá ainda uma parceria com o Projeto Favela Surf Clube, que promoverá, de 9h às 11h, uma “supeata” no mar. A idéia dos organizadores, junto com o projeto, é sortear vouchers para o público presente na praia, e promover descontos no aluguel de pranchas, fazendo assim com que, durante este período, vários usuários pratiquem o SUP ao mesmo tempo, criando um efeito muito intenso no mar. O dinheiro arrecadado vai impulsionar ainda mais a iniciativa do projeto social.

Dentro do Parque Garota de Ipanema, o público encontrará a 5ª edição da Feira Lar (de 11 as 17 horas), mostra itinerante que reúne 20 projetos independentes de tendências em design. Entre outros, já estão confirmadas as presenças da Marulho (fotografia: praia / surf), As Zucas (almofadas de praia), MUFA Brand (moda masculina), SAL (moda praia feminina), Óculos Ybirá (óculos de sol), AlienStuff (pranchas de surf /handplanes), Pibike bags (bolsas para bikes), Estúdio Amor (handmade design), Ripa Design (produtos em resíduos de madeira), Lu Fortes (ilustrações), Suco que beleza (sucos naturais), Ateliê Juju (cangas redondas), Tucum (artesanato), e outros 7 projetos.

De 15h às 17h, as bandas Beach Combers, Sugar Free e Projeto Sublime garantem música agitada na feira enquanto outras bandas se apresentam no luau. O parque será ainda palco de uma instalação de “graffiti em guarda-sóis”, às 11 horas, realizada por Rafael Meggetto e Talitha Rossi, e a da pintura ao vivo de Mariana Revelles, além de contar com a presença de um estande de cerveja Sol Premium e outro da artesanal Jeffrey.

Patrocínio, Co-Patrocínio, Oferecimento, Realização, Apoio

O Festival Rio California foi idealizado por Bruno Nogueira e a galera do Coletivo Urbem e tem produção da Represennta. O patrocinador, via Lei de Incentivo do ISS, é o Consórcio Linha 4 Sul, que promove as obras de implantação da Linha 4 do Metrô, ligando a Zona Sul à Barra, e aposta suas fichas no evento por acreditar que o projeto pode representar um marco na história da cidade. O aspecto cultural do projeto é também a aposta da Prefeitura do Rio (Rio 450 / Secretaria Municipal de Cultura – Cultura Presente), que vislumbra inserir o mesmo no calendário oficial da cidade a partir do próximo ano. Conta-se ainda com o co-patrocínio da cerveja Sol Premium e do oferecimento da artesanal Jeffrey.

O projeto tem o apoio da 360sports, 30tododia, Esporte-se, Favela Surf Clube, Sugar Skate Freestyle Contest, Stickeria, Levante Design, NOMAD, Feira LAR, Ecobrand, Capim Selo Verde, Di Grano, Levaê, Printgram, Griffos Filmes e One Time Zone, e apoio Institucional da Subprefeitura da Zona Sul, Associação de Moradores de Ipanema, Associação dos Amigos do Parque Garota de Ipanema, Comlurb, A gente apoia – Arpoamor e Rio Eu Amo Eu Cuido. O projeto tem ainda o apoio funcional da Red Bull na parte cultural e esportiva.

Na contagem regressiva para o Festival Rio Califórnia, a Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), principal apoiador do evento, mostra que não é feita só de escavações, maquinário pesado e concreto. Além de cuidar da ampliação deste sistema de transporte de massa essencial para o desenvolvimento urbano, o Consórcio Linha 4 Sul estreita os laços com a cidade na certeza de que é possível contribuir também para o desenvolvimento cultural de quem vive no Rio.

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Com a nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão, ainda, deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna pagando apenas uma tarifa.

Programação

MUSICA

>>> DJs – calçadão

9h – Dadga
11h – Bruno Vinelli
13h – Naza Brothers

>>> Luau

15h – Fulanos e Ciclanos
16h30 – Will “The Bull” Taylor – com participação de Batida Nacional (Califa + Rio)

>>> Calçadão

11h – Flores de Plâncton
12h – Zignal
13h – Rafael Almeida
14h – Nove Zero Nove (part. de Eduardo Lira – Live Guitar)

ARTE 

>>>Graffiti

11h –Demonstração Live Painting – por Rafael Meggetto, Talitha Rossi e Mariana Revelles

>>>Feira Lar

11h às 17h – Parque Garota de Ipanema

ESPORTE

>>>360Sports – Exibições

11h – Slackline
11h – Flyboard

>>>Esporte-se – Treinos coletivos abertos ao público

9h às 11h – B Happ Fit (funcional, boxe e yoga)
11h – Cross girls (somente para mulheres)

>>> Sugar Free Skate Freestyle

11h – Campeonato freestyle de skate

>>> Favela Surfe Club

9h às 11h – Supeata no mar do Arpoador