Indicada ao prêmio Cesgranrio em 2 categorias – “melhor texto” para Keli Freitas e “melhor cenário”, para Lorena
Lima – “Consertam-se Imóveis” estreou uma nova temporada na nossa velha parceira Sede das Cias este fim de semana. Já fazia tempos que queria assistir ao espetáculo e a sorte nos agraciou com uma oportunidade de vê-lo em uma estreia para convidados. O que significa plateia animada!
O público seleto pôde comprovar o trabalho das indicadas ao prêmio. Keli Freitas fez um texto com diálogos rápidos e com muitos momentos bem humorados, e outros mais tensos, mais para a parte final do espetáculo. Lorena Lima trabalhou em um cenário que reproduzia a casa da família, com os próprios atores mudando no decorrer da peça.
“Consertam-se Imóveis” conta a história de uma família que faz de tudo para agradar a mãe, idosa e enferma. Filhos e irmãos não apenas fazem suas vontades como a poupam de acontecimentos externos. No palco há 4 atores, sendo que nenhum deles representa a matriarca. Sua presença é apenas narrada, assim como a de Inácio, parente distante que participa apenas com telefonemas e cartas, e recebe da família a cobrança por andar cada vez mais afastado. Por vezes não se sabe ao certo se os motivos dados por seu distanciamento são os reais alegados pelo próprio, ou são invenções dos parentes para aliviar a preocupação da senhora.
Com o adequado nome de “Consertam-se Imóveis”, o espetáculo gira em torno de conflitos familiares, e de como os membros fazem para manter a estrutura familiar. Apesar desta vontade em comum dos personagens, alguns têm necessidade de fuga, e acabam flertando com a loucura. Mas mesmo diante de acontecimentos turbulentos, a vida do clã se mantém de acordo com as próprias convenções, ainda que para isso tenham que ser remendados e os problemas jogados para baixo do tapete. Sendo assim, se torna ainda mais angustiante o ato de consertar imóveis se conservando imóveis.
FICHA TÉCNICA
Idealização e direção: Cynthia Reis
Texto: Keli Freitas
Elenco: Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga, Suzana Nascimento
Cenário: Lorena Lima
Figurino: Bruno Perlatto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Composição e direção musical: Federico Puppi
Orientação filosófica: Alexandre Mendonça
Fotografia: Guga Millet
Projeto gráfico: Raquel Alvarenga
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias
Produção: Aline Mohamad, Cynthia Reis e Raquel Alvarenga
Realização: Tucanae Produções
SERVIÇO
Consertam-se Imóveis
Reestreia: 22 de agosto de 2015
Temporada: 22 de agosto até 21 de setembro de 2015
Local: Sede das Cias
Endereço: Rua Manoel Carneiro – nº 12 – Escadaria do Sélaron – Telefone (21) 2137 1271
Horário: Sábado, domingo e segunda-feira – 20h
Valor: R$ 30,00 (Inteira) – R$ 15,00 (Meia entrada)
Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia dramática
Duração: 80 min
Capacidade: 60 lugares
Bilheteria: 1h antes do início do espetáculo
P.S.: Agradeço à Minas de Ideias e à Sede das Cias pelos convites