Festival de Cinema “Visões Periféricas”

Começa na próxima quarta-feira, dia 19/08, a 9ª edição do Visões Periféricas, festival de cinema que atualmente é o único a reunir filmes produzidos por pontos de cultura, coletivos, projetos de formação e realizadores independentes localizados nas diversas periferias do Brasil. Este ano o homenageado será o Funk e ninguém mais indicado para falar do assunto que o Mc Marcinho. Considerado o precursor do ritmo e com 20 anos de carreira recém-completados, Marcinho será um dos participantes do primeiro debate do evento e vai bater um papo com o público sobre o tema “Funk, patrimônio cultural da cidade”, às 16h, no Oi Futuro Ipanema.

O festival acontece até o dia 23 de agosto, é gratuito e a programação conta com 96 filmes e realizadores vindos de 13 estados brasileiros e das cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia. Os filmes serão exibidos em salas de cinema, cineclubes e internet. Ao longo do programa também serão ministradas duas oficinas para o público, uma de “Som para Imagem” e outra de “Animação”.

O objetivo do festival, idealizado pela associação cultural Imaginário Digital,  é democratizar o acesso à cultura e integração da cidade, exibindo os filmes da programação em 14 cineclubes de oito bairros, além dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaguaí, Belford Roxo, Nova Friburgo e Rio das Ostras. A entrada acontece através de distribuição de senhas nos locais de exibição.

Já as inscrições para as oficinas e mesas de debate serão através do site www.imaginariodigital.org.br, onde também se encontra a programação completa do festival. O Oi Futuro fica na Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema – Rio de Janeiro.

Anúncios