Exposição “Plasticidades: Plástico + Design”

Depois de Milão, Buenos Aires e São Paulo, a exposição internacional “Plasticidades: Plástico + Design” chega pela segunda vez ao Rio de Janeiro. A exposição acontecerá no Shopping Metropolitano Barra, de 13 de agosto a 6 de setembro.

Ao todo, estarão expostas cerca de 100 peças, do Brasil e de outros 15 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Itália, Suíça, Tailândia e Venezuela). São criações de renomados designers estrangeiros, como Karim Rashid, Zaha Hadid, Gaetano Pesce e J-me Studio, e brasileiros, como os Irmãos Campana, Gilson Martins, Zanini de Zanine, Mana Bernardes e Renata Moura. O objetivo da exposição é surpreender os visitantes com produtos de design inusitado e bem-humorados, todos com o plástico como principal matéria-prima.

“Plasticidades: Plástico + Design” também terá um espaço especial, denominado Lounge Plástico, criação de Paulo Andrade, onde ocorrerão talk shows com representantes de empresas e designers, que produzem com os mais diversos tipos de plástico (poliuretano, polipropileno, acrílico, vinil etc.).

SERVIÇO:

Data da exposição: 13 de agosto a 06 de setembro

Programação de Talk shows:

14/08 (sexta), às 13h30: Célio Teodorico, graduado em Desenho Industrial, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia Mecânica. Célio Teodorico abordará o tema: “Produzindo design com plástico”. O designer contará à plateia sobre sua experiência bem-sucedida na Paradesign e no Estúdio 566.

17.08 (segunda), às 11h: Zanini de Zanine, designer carioca, internacionalmente conhecido e premiado. Zanini assina peças para renomadas marcas nacionais e internacionais, como as italianas Cappellini, Slamp e Seletti, referências em design. Em 2015, foi nomeado Designer do Ano pela Maison & Objet Americas. Tema do talk show: “Designer & Plástico: um feliz casamento”. O designer falará sobre sua experiência com a matéria-prima plástica.

17.08 (segunda), às 13h30: Gerson Lessa, Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Design pelo PPD/ESDI (Uerj). Sua dissertação de mestrado tem por tema “Os plásticos: Panorama histórico de materiais e design”. Professor do curso de Desenho Industrial da UFRJ. Pesquisador e colecionador de design plástico do século XIX ao XXI. Tema do talk show: “Um plástico para chamar de seu: curiosidades sobre o material, que faz parte da vida de todos nós”.

19.08 (quarta), às 13h30: Andréa Magalhães, editora da Revista Escala, de design e arquitetura, desde 2001, e editora Américas da Dorchester Magazine (Reino Unido/ Oriente Médio), com foco em economia, mercado imobiliário e arquitetura, desde 2013. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública pela Uerj, foi editora-fundadora do jornal Extra, editora do JB e repórter de O GLOBO por 10 anos. Desde 2001, é diretora da agência de comunicação Altherswanke. O talk show de Andréa terá como tema “O design plástico na mídia”.

21.08 (sexta), às 11h: Valeria Nunes, mestre em Eletromagnetismo aplicado e pós-graduada em Design de joias pela PUC-RIO, teve suas criações em prata e plástico expostas no maior evento de design do mundo: a Feira de Milão (2012). Suas joias já mereceram matérias em revistas internacionais e nacionais, como a italiana DDN e a brasileira Escala, em uma de suas edições especiais. Seu talk show abordará “A vez do plástico na joalheria contemporânea”.

21.08 (sexta), às 11h: Rodrigo Pereira, gerente geral de vendas e de marketing da Vulcan, empresa que fabrica laminados plásticos no Brasil desde 1948. Localizada no bairro do Colégio, na cidade do Rio de Janeiro, a matriz da empresa está situada numa área de 120.000m². Como seu produto mais popular, destaca-se o Contact. Em seu talk show, Rodrigo Pereira abordará “O mercado de plásticos no Brasil e no exterior e os desafios da Vulcan para os próximos anos”.

Horário da exposição: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h. O lounge inflável funciona de acordo com a programação dos talk shows
Local da exposição: Praça de Eventos do Shopping Metropolitano Barra. o Lounge inflável fica no piso L2, próximo ao Cinemark.

Endereço – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300 – Centro Metropolitano – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Anúncios