Muita coisa pode acontecer em 10 anos. O período passa rápido para os que levam uma vida normal. Mas também pode ser uma eternidade para os que estão presos a uma situação como a de Léo (Leandro Bacellar). O protagonista de “Romantic” conquistou a liberdade após ter passado uma década na prisão devido ao assassinato de seu tio. Ao sair da cadeia, Léo se depara com a nova realidade ao redor. E constata que, sim, em 10 anos muita coisa pode mudar.
Como a peça já começa com Léo voltando para casa, não se sabe exatamente como são as relações antes do período de clausura. Apenas por alguns fatos narrados pelos próprios personagens. Sua irmã, Irene (Letícia Iecker), está afundada (trocadilho não proposital) na bebida; o marido dela, Felipe (Rafael Araújo), não é mais o melhor amigo do ex-presidiário; e Karen (Marcela Büll) – sua noiva na época anterior à prisão – diz esperá-lo até hoje, apesar de não ter ido visitá-lo durante o tempo em que esteve preso, e hoje trabalha na casa noturna do irmão, o policial Ruivo (Ramon Alcântara). A estes personagens também se junta Nanda (Nívia Terra), assistente de reabilitação social que, como já diz o nome, ajuda na reintegração de Léo.
O que chama atenção logo de início é a distribuição e abraços. Todos os convidados são recepcionados desta forma, e o elenco começa a sessão trocando esta forma de afeto entre eles. Após isto, o clima é mais denso e os diálogos giram em torno do assassinato, arrependimento, rancor. No decorrer do espetáculo, bom destaque tem para a evolução de Karen. Com suas fantasias e devido a alguns outros acontecimentos, acaba caindo na loucura, afastando-se da realidade e de Léo. Outra que preenche bastante o espaço é Letícia Iecker. Com sua Irene sempre acompanhada de sua bebida alcoólica, acaba fazendo rir em uma peça dramática. Graças ao desempenho da atriz, e a algumas inserções de humor no próprio texto.
Infelizmente a temporada já chegou ao fim. O Grupo Teatro Empório esteve em cartaz até 10 de julho na Sede das Cias. Agora é aguardar a próxima oportunidade de conferir mais um trabalho de um dos teatros favoritos do site. Lá qualidade praticamente garantida.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia E Encenação: Leandro Bacellar
Supervisão De Direção: Fernando Mello Da Costa
Assistência De Direção: Lorrana Mousinho
Trilha Sonora Original: Luciano Correa
Elenco: Diego Carneiro, Letícia Iecker, Leandro Bacellar, Marcela Büll, Nívia Terra, Raffael Araújo E Ramon Alcântara.
Desenho De Iluminação: Larissa Siqueira
Cenografia: Ramon Alcântara
Serralheria: Walter Julião
Costureira: Juliana Villard
Figurinos E Adereços: Ramon Alcântara
Operação De Som: Stace Mayka
Operação De Luz: Lorrana Mousinho
Coordenação De Palco E Montagem: Maurício Ramos De Aguiar
Direção De Produção: Leandro Bacellar
Produção Executiva: Marcela Büll, Stace Mayka E Ramon Alcântara.
Programação Visual: Fernando Nicolau
Fotografia De Estúdio: Pedro Victor Brandão
Fotografias Externas: Renatta Maria
Fotografias De Cena: Virgílio Libardi / Taís Pezzin
Assessoria De Comunicação:
Realização: Grupo Teatro Empório / Empório Narrativo / Koisa Koletiva
P.S.: Agradeço à Sede das Cias pelo convite