Oficina e performance de Butoh

Nos dias 14,16, 18, 19 e 21 e 23 de julho, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe as oficinas e as performances Butoh – a dança Butoh criada por Tasumi Hijikata e Kazuo Ohno, na de 1950. Constam na programação oficinas especiais para alunos da Fundação Municipal de Educação de Niterói, participantes do projeto Festival de Férias, organizada pela FME-FAN e performances abertas ao público espontâneo no fim de semana (18 e 19 de julho, das 17h às 19h). Nos dias de semana, a atividade acontece das 10h às 11h.

A performance foi inspirada nos movimentos de vanguarda (expressionismo, surrealismo, construtivismo, entre outros) – com direito à performance e à projeção no pátio do museu. A bailarina Andréia Evangelista, vai ensinar às crianças e aos adultos interessados o princípio desta arte. A dança é realizada no Space Tube – formado por um tecido de 1,4 metros de altura por 10 metros de comprimento, suspenso no ar a cerca de 1 ou 2 metros de altura do chão, preso por nós de 06 cordas –. Dentro do tubo, haverá uma câmera que projetará as imagens da experiência sensorial na fachada e no ‘pescoço’ do MAC.

O objetivo da atividade é realizar o intercâmbio entre os artistas e promover a formação de público para os espetáculos de dança . Serão 4 dias de oficinas (14, 16, 21 e 23 de julho) para alunos da rede pública de ensino e público espontâneo e 2 dias (18 a 19 de julho) para apresentação e performance com alunos selecionados durante as aulas.

Mais sobre a artista:

Andréia Evangelista

Coreógrafa formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) – 2005. Licenciada em dança pela faculdade Angel Vianna – 2010. Trabalhou na companhia do ator e diretor Benvindo Sequeira e fez o curso de interpretação para TV e cinema com Antônio Amâncio – 2007. Colaborou como bailarina no núcleo de pesquisa de movimento da Faculdade Angel Vianna, com a Direção de Alexandre Bado. Participante do Núcleo do Invisível de pesquisa Corpo, trabalha igualmente em preparação corporal e direção de movimento para teatro. Trabalhou no espetáculo Fuga contemplado pelo FADA – Fundo

de apoio à dança. Fez parte da Cia profissional de atores bailarinos Adolpho Bloch. Participou por dois anos consecutivos do Festival Habana Vieja: Ciudad en Movimiento representando o Brasil.

 

Serviço:

Oficinas e performance de Butoh

Com a bailarina Andréia Evangelista

MAC de Niterói – Mirante da Boa Viagem s/n°

Pátio

Oficinas – dias 14,16,21 e 23 de julho, das 10h às 11h

Performances/ exibição com o Space Tube – dias 18 e 19 de julho, das 17h

às 19h. Projeção da dança de dentro do tubo, na fachada do museu

Faixa etária: a partir de 6 anos

Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481 http://www.macniteroi.com.br