Ópera Francesa na Ópera do Meio-Dia

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – dá prosseguimento à série Ópera do Meio-Dia, no próximo dia 1º de julho, no Teatro B, no Prédio Anexo, com ingressos a R$ 10,00 e duração média de uma hora. No segundo programa de 2015, cujo tema é a Ópera Francesa, a soprano Helen Heinzle, a mezzo-soprano Lara Cavalcanti e o tenor Geraldo Matias cantarão trechos das óperas Manon, Werther e Hérodiade, de Jules Massenet; Roméo et Juliette e Faust, de Charles Gounod; e Les Contes d’Hoffmann, de Jacques Offenbach. Solistas do Coro do TM, eles se apresentarão acompanhados ao piano por Priscila Bomfim, que também responde pela direção musical. O Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal é Jésus Figueiredo. Este projeto é realizado na primeira semana de cada mês, às quartas-feiras e tem a finalidade de divulgar a ópera e oferecer arte a quem trabalha no Centro durante a pausa para descanso. Além disso, é uma oportunidade aos integrantes do Coro de se apresentarem em solo ao público.

Este recital Ópera Francesa celebra alguns dos compositores que transformaram a França em referência no gênero e um dos países com maior tradição de ópera na Europa. O país esteve no centro das atenções da cena operística com obras de autores naturais daquela terra a exemplo de Berlioz, Bizet, Debussy, Gounod e Massenet, além de autores estrangeiros radicados em solo francês, como o alemão Offenbach, que recebeu cidadania francesa e compôs a icônica Can Can, tema de sua opereta Orfeu no Inferno.

Sobre a Diretora Musical e Pianista

Priscila Bomfim é pianista do Theatro Municipal do RJ, onde, desde 2000, trabalha com os cantores e solistas nas produções de ópera. Aos nove anos de idade venceu seu primeiro concurso de piano, em Braga, Portugal, onde nasceu. É Bacharel e Mestre em Piano pela UFRJ, onde estudou com Mary Benaion, Luis Henrique Senise e Miriam Grossman. Atualmente cursa regência na mesma instituição na classe do Maestro Ernani Aguiar. Fez cursos com Linda Bustani e Daysi de Luca nos EUA, Umberto Finazzi na Itália e com os cravistas Edmundo Hora e Jaques Ogg. Vem se apresentando em importantes Salas de Concerto do Brasil, além do Carnegie Hall em NY/EUA (2010), em cidades do Chile (2000), da Itália (2013) e no Teatro Opera Kalmeralna de Varsóvia, Polônia (2013). Dirigiu em 2010 as óperas do Projeto Ópera no Bolso da Prefeitura do Rio de Janeiro e a ópera Domitila, de João Guilherme Ripper, no Circuito Funarte de Música Clássica. Em 2012, atuou como maestrina preparadora dos cantores solistas da temporada de ópera da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório. Trabalha diretamente com renomados maestros e artistas brasileiros e estrangeiros e integra o Grupo Camerístico do RJ e o Trio Di Prima.

 

SERVIÇO

ÓPERA DO MEIO-DIA – ÓPERA FRANCESA

SOLISTAS DO CORO DO THEATRO MUNICIPAL – RIO DE JANEIRO

Programa:

Jules Massenet

Da ópera Manon

Obéissons quand leur voix appelle / Gavotte (Manon Lescaut)

On m’apelle Manon (Manon / Des Grieux)

Ah! fuyez, douce image (Chevalier Des Grieux)

Da ópera Werther

Va! Laisse couler mês larmes (Charlotte)

Werther! Qui m’aurait dit / Ces lettres! (Charlotte)

Pourquoi me réveiller (Werther)

Da ópera Hérodiade

Il est doux, il est bon (Salomé)

Ne me refuse pas (Hérodiade)

 

Charles Gounod

Da ópera Roméo et Juliette

Ah! lêve-toi soleil (Roméo)

Da ópera Faust

Ah! Je ris de me voir si belle – Air des bijoux (Marguerite)

 

Jacques Offenbach

Da ópera Les Contes d’Hoffmann

– “Belle nuit, ô nuit d’amour” (Nicklausse, Giulietta)

 

Solistas:

Helen Heinzle, soprano

Lara Cavalcanti, mezzo-soprano

Geraldo Matias, tenor

Diretora Musical e Pianista: Priscila Bomfim

Orientação Cênica: Francisco Neves

Maestro Titular do Coro: Jésus Figueiredo

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Teatro B – Prédio Anexo

Acesso pelo Boulevard da Avenida Treze de Maio
Praça Floriano, s/nº – Centro

Dia 1º de julho, às 12h

Preço único: R$ 10,00
Classificação etária: 5 anos
Duração: 60 minutos

Capacidade: 159 lugares

Informações: (21) 2332-9191

Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou por telefone (21) 4003-2330

(*) Vale lembrar que, mesmo na sessão matinal, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos, exceto para crianças até 10 anos.