13ª Semana de Museus – Museus para uma Sociedade Sustentável

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói participará da 13ª Semana de Museus – Museus para uma Sociedade Sustentável – promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e contará com a participação de diversos museus brasileiros. Este ano, a Semana Nacional de Museus será realizada de 18 a 24 de maio, com a participação de 1.378 instituições culturais e um total de 4.500 atividades. E, claro, o MAC de Niterói não poderia ficar fora desta bela iniciativa. Para isso, oferecerá duas atividades no dia 24 de maio, fechando o evento em grande destilo: o “MAC em Família” e o “Pedalada Cultural da Boa Viagem”.

O “MAC em Família” é um programa voltado para o público infantil e suas famílias. Das 16h às 17h, os interessados participarão de oficinas de criação artística com linguagem e propostas diversificadas, no pátio do museu. Como inventar futuros inspirados nas formas redondas do MAC e da paisagem em volta? O que é um lugar de criação? Estas questões serão levantadas a partir desta atividade, desenvolvida para reinventar novos sentidos de estar juntos, reunindo gerações e famílias para compartilharem exercícios de imaginação inusitados.

Já a “Pedalada Cultural da Boa Viagem” trata-se de uma iniciativa do Museu do Ingá, que, como o próprio nome sugere, incentivará os participantes a utilizarem as ciclo-faixas dos bairros de São Domingos, Ingá e Boa Viagem. Integrando os museus dos bairros por meio de uma pedalada cultural, a atividade terá início às 15h no Museu do Ingá, passando pelo Solar do Jambeiro, Museu Janete Costa, Museu Antônio Parreiras, e se encerrará às 17h30 no MAC, onde os participantes apreciarão o por do Sol e contemplarão as linguagens poéticas que o local proporciona. Afinal, o próprio MAC, com sua forma arquitetônica e paisagem, é uma obra de arte. Cada um destes museus oferecerá uma atividade diferente.

Assim, o Museu de Arte Contemporânea contribui com o tema da Semana, que vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o modelo econômico e social do país à perspectiva da continuidade e inovação.
Serviço:
13ª Semana de Museus
Tema: Museus para uma Sociedade Sustentável, de 18 a 24 de maio
Participação do MAC no evento:
Dia 24 de maio:
“MAC em Família”, das 16h às 17h
“Pedalada Cultural da Boa Viagem” – início às 15h, no Museu do Ingá/ término às 17h30, no MAC de Niterói
O MAC de Niterói fica no Mirante da Boa Viagem sem número – Niterói Informações: 2620-2400 ou http://www.macniteroi.com.br

Anúncios