Visita guiada à exposição Entretempos – o Indivíduo e a Cidade

A artista Ivani Pedrosa receberá o público, no dia 15 de maio, sexta-feira, às 17h, para uma visita guiada à sua exposição “Entretempos – o Indivíduo e a Cidade”, uma instalação fotográfica, em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal RJ. Neste encontro haverá uma troca com os visitantes sobre as relações entre luz x imagens x projeção. O público vivenciará, de forma lúdica e artesanal, o princípio da fotografia, por meio da interatividade com a Câmera Obscura.

Na mostra, com curadoria de Martha Pagy, Ivani Pedrosa apresenta instalação com projeção de cerca de cinquenta e duas imagens capturadas, ao longo de sete anos, pelo celular, que convidam todos a construir a história da fotografia, a partir da narrativa visual da artista sobre a cidade. Estas imagens são aresentadas em percursos pelo Centro, zona norte, zona oeste e zona sul em vídeo/projeçao capturadas para o interior da câmera obscura. Em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, a exposição busca mesclar o passado e o presente, o público e o privado, o indivíduo e a cidade, em uma imersão no espaço urbano, conduzida pelo olhar da artista. “A camera obscura possui três orifícios que permitem a descoberta das imagens projetadas, é o campo onde tudo acontece na perspectiva de Marcel Duchamp. O observador torna objeto o que vê e se transforma num objeto ao ser observado”, explica a curadora.

São fotografias que podem ser apreciadas de forma expandidas e transformadas em objetos escultóricos através da interatividade com a câmera obscura. “Os visitantes percebem as mudanças existentes e a relação com o cotidiano, que muitas vezes não nos damos conta. A vida corrida do dia a dia não permite que reparemos profundamente a nossa relação com a cidade, com o todo. Mesmo sem querer, o entorno passa desperbecido. E o ollhar é singular. O olhar, nesta exposição, vai ser importante e único de cada indíviduo também, mas sem perder o coletivo”, explica Ivani.

 

Serviço:

Visita guiada à exposição Entretempos – o Indivíduo e a Cidade

Dia 15 de maio de 2015, sexta-feira, às 17h

Instalação Fotográfica

Curadoria de Martha Pagy

Local: Centro Cultural Justiça Federal, RJ, Galeria do Térreo.

Avenida Rio Branco, 241, Centro, RJ – CEP 20040-009

Telefone: 55 21 3261-2550

Exposição em cartaz até 31 de maio de 2015

Anúncios