“Grand Théâtre Pão e Circo”, na Sede das Cias

A partir de 02 de Maio a Sede das Cias recebe o espetáculo “Grand Théâtre Pão e Circo”. Uma sátira bufanesca contemporânea, com atuação performática da atriz Carol Kahro, que fala da sociedade espetacular, aquela que transforma fato em show e pessoa em celebridade. Baseada na obra do escritor Guy Debord, “A sociedade do espetáculo”, a peça estabelece analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo”, arenas onde o sangue de gladiadores era derramado para entreter, e a mídia atual – nossos modernos “Freak-Shows”.

Essa é a terceira temporada na cidade do Rio de Janeiro, após seis anos de apresentações na Bahia e capitais do nordeste. O monólogo tem atuação, direção e roteiro de Carol Kahro, que foi premiada como melhor atriz com o Braskem em 2008.

Carol conta que se debruçou sobre a obra de Guy Debord após início dos bombardeios do Iraque, em 2003: “Tive um choque quando assisti à transmissão ao vivo daquela guerra, como se fosse um espetáculo ou um objeto de consumo. Considerei intrigante escrever a respeito, de como podemos sentir pela violência a mesma atração que sentimos pela solidariedade, uma que constrói e outra que destrói”.

Durante a apresentação são utilizados recursos audiovisuais, em sua maioria trechos de registros telejornalístico verídicos, que seguem numa gravação contínua, com a interação sincronizada da atriz. Carol, em sua performance, se desdobra nas várias personagens, que passam a ser caracterizadas por mudanças sutis de tensão, nível e entonação; ela vai de um estágio a outro com a mesma rapidez que muda-se de um canal para outro na televisão.

Carol Kahro – Atriz, autora e diretora

Carol Kahro, baiana, formou-se em artes cênicas na UFBA, escreveu sua primeira peça, “A Caixa”, aos 23 anos, que teve estreia em Curitiba em 2003.

Aos 29 anos escreveu “Grand Théâtre Pão e Circo”, que estreou na Sala do Coro, em Salvador, e com a qual ganhou prêmio Braskem de melhor atriz. Desde então a peça esteve em cartaz por 6 anos nos principais teatros de Salvador e em capitais do nordeste.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística, Atuação e Roteiro: Carol Kahro
Direção de Arte e Audiovisual: Clarissa Ribeiro
Fotografia: Rogério Cunha
Trilha Sonora Original: Leonardo Bittencourt
Realização: Manada Confraria de Criação e Arte
Assessoria de Imprensa: Luísa Avelino (luisa.avelinosr@gmail.com /(21) 2553-0414 | (21) 98442-8421 | (24) 98855-7001)

SERVIÇO
Temporada: 02 a 25 de Maio
Local: Sede das Cias (Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria Selarón – Lapa)
Telefone: (21) 2137-1271
Horário: Sábado, domingo e segunda, às 20h
Gênero: satírico/ dramático
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Preço do Ingresso: R$20,00 (inteira)
Bilheteria: aberta 1h antes de cada sessão, pagamento somente em dinheiro
Estacionamento próximo à Sede: Rio Antigo Park (Rua Teotônio Regatas s/n – ao lado da Sala Cecilia Meireles)
http://www.facebook.com/sededascias

Já fomos, clique aqui para ler.