Exposição “Se Liga – Arte, Ciência e Imaginação”, no CCBB

Imaginação. Criatividade. Intuição. Conhecimento. Investigação. Reflexão. Onde arte e ciência se encontram e compartilham das mesmas características, pontos de partida, dúvidas e questionamentos?

É inspirada no diálogo sutil entre ciência e arte que a exposição Se Liga traz para o CCBB-Rio obras de artistas brasileiros e estrangeiros que apresentam, cada um a seu modo, pontos de intersecção entre estas duas facetas do conhecimento humano.

Arte e ciência. Componentes complementares da grande habilidade humana de imaginar. Ciência e arte. Partes do infinito universo de possibilidades de criação, interpretação, observação, experimentação e descobertas.

Quando pensamos em imaginação, geralmente a associamos a manifestações artísticas: cinema, música, artes visuais, literatura, dança, poesia. Mas ela também é um ingrediente da ciência.

Ao imaginar, o cientista duvida, propõe, especula, busca, revela. É navegando pelas marés da imaginação que o cientista formula hipóteses e o artista cria experiências estéticas e sensoriais.

“Laboratório divertido”

A exposição Se Liga apresenta a relação arte-ciência em obras, instalações, vídeo arte e experiências sensoriais que convidam o público a interagir com conceitos e curiosidades científicas.

A apresentação lúdica e divertida de temas aparentemente complexos reforça uma das principais diretrizes do estúdio M’Baraká, responsável pela concepção, curadoria e direção artística da exposição: promover uma experiência integral, que combina design e conteúdo – sempre priorizando o diálogo direto com o público.

“Esta edição da exposição Se Liga dialoga com as duas anteriores, criando uma série voltada para a promoção do conhecimento de forma integrada, apostando em narrativas empolgantes, que envolvam o espectador”, define o diretor do estúdio M´Baraka e curador da mostra Diogo Rezende.

Dentre os trabalhos selecionados, obras de artistas brasileiros e estrangeiros que releem, questionam, ironizam, interligam, se retroalimentam ou se inspiram na ciência – além de instalações e obras interativas desenvolvidas pelo Estúdio M´Baraka.

A 3ª edição da exposição Se Liga traz os micro desenhos de The minibook of major events, do norte-americano Evan Lorenzen; os visionários experimentos fotográficos do inglês Eadweard Muybridge; os pássaros animados de Juan Fontanive em Ornithology; as colagens surrealistas do norte-americano Bedegeuse; as monumentais fotografias hiperrealistas da artista cearense Luzia Simons; o simbolismo da instalação Céu e Mar da carioca Gabriela Noujaim; a poética videoinstalação Concerto para clorofila do paulista Cao Guimarães; as emblemáticas colagens do brasileiro Odires Mlászho; as areias microscópicas de Gary Greenberg; o ousado trabalho experimental do carioca Eduardo Kac em GFP Bunny; a borboleta iluminada de Alexandre Mazza em Metamorfose; as colagens inusitadas de Michel Zózimo e a lisérgica instalação de Camila Sposati.

“Aliar conteúdos variados e traduzi-los em experiências sensoriais, que privilegiem a fruição natural do conhecimento e prazer estético, é um constante exercício da M’Baraká e a exposição “Se Liga – Arte, Ciência e Imaginação” é um dos projetos do estúdio onde esta marca fica mais perceptível”, completa Isabel Seixas, sócia do estúdio M´Baraka e curadora da mostra.

É a partir deste conceito que a Expo Se Liga propõe uma experiência diferente, em uma espécie de “laboratório divertido”, onde as disciplinas dialogam: matemática e história se complementam, poesia e física se aproximam e a biologia inspira o cinema…

Da grande aventura do conhecimento humano através dos tempos aos experimentos genéticos ultra contemporâneos, das investigações sobre astronomia e teorias da evolução à física quântica e nossa relação com o tempo, da botânica à anatomia – cabe de tudo um pouco nesta exposição que convida o público a explorar conceitos e conhecimentos de forma lúdica e artística.

Caminhos híbridos em que a experimentação e a liberdade para conhecer e sentir são ingredientes que fomentam novas percepções, interesses, habilidades e paixões.

A Expo Se Liga é uma realização do Estúdio M’Baraka e conta com a curadoria do coletivo do Estúdio, formado por Diogo Rezende, Isabel Seixas e Letícia Stallone.

Serviço

Expo Se Liga

De 08 de abril a 25 de maio

Entrada Gratuita – Quarta a Segunda de 9 às 21 horas

CCBB Rio – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 2º Andar – Salas A, BC e D