Uma das obras do irlandês Samuel Beckett está em cartaz na Sede das Cias. A Companhia de Teatro Alfândega 88 apresenta uma montagem de “Fim de Partida”, que pode ser vista na Lapa até o dia 15 de dezembro. Oportunidade única para conferir o trabalho do escritor, algo que não estou acostumada a perder.
“Fim de Partida” foi escrita na atmosfera do pós-guerra. No enredo, os dois protagonistas, Hamm e Clov, reclusos em um abrigo, sofrem com a escassez de alimentos e remédios. Os pais de Hamm, Nagg e Nell, também vivem no local, e a história se desenrola com Clov anunciando a todo o momento que vai partir.
A clausura do local parece ser o que mais deprime e angustia os personagens, assim como a limitação dos recursos. Hamm, também preso pela cegueira e paralisia, demonstra certa infantilidade nas atitudes, em determinados momentos. A dependência que tem sob Clov é outro fator presente. O figurino pesado e a iluminação meio que à meia luz colaboram para deixar o clima levemente sombrio. Mesmo assim, texto e situações engraçadas não deixam esta sensação prevalecer.
A perda pela morte repentina, pela partida de um integrante praticamente da família. Tudo isto é colocado no palco. Mesmo achando incrível conhecer uma obra beckettiana, o que achei de mais interessante em “Fim de Partida” foi o trabalho dos atores. Os quatro em cena estão impecáveis, e são sucesso nas emoções que têm que passar: tristeza, melancolia, solidão. E ainda fazem rir em diversos momentos. Ponto para a Alfândega 88!
Como disse antes, “Fim de Partida” está em cartaz na Sede das Cias até 15 de dezembro. Fica técnica e serviço abaixo:
FICHA TÉCNICA
Texto: Samuel Beckett
Tradução: Fábio de Souza Andrade
Direção: Danielle Martins de Farias
Elenco: Adriana Seiffert, Leonardo Hinckel, Rafael Mannheimer e Silvano Monteiro
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenário: Sergio Marimba
Figurino: Raquel Theo
Arte Gráfica: Romulo Bandeira
Direção Artística Alfândega 88: Moacir Chaves
SERVIÇO
Estreia: dia 29 de novembro, sábado, às 20h
Temporada: 29 e 30 de novembro 1, 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de dezembro.
Horário: de sábado à segunda, às 20h
Gênero: Humor cáustico
Duração: 85 minutos
Ingresso: R$20,00(inteira) R$ 10,00(meia)
Bilheteria: aberta 1h antes de cada sessão
Capacidade: 60 lugares
Classificação: 14 anos
P.S.: Agradeço à Sede das Cias pelo convite.