“O estopim”, no Observatório

Na próxima segunda-feira, dia 17/11, às 18 horas o DIÁLOGOS ESPOCC, série de debates promovidos pela Escola Popular de Comunicação Crítica, receberá o diretor e roteirista Rodrigo Mac Niven. Logo após a exibição do documentário “O estopim”, que retrata o caso do sumiço do pedreiro Amarildo, o cineasta participará de debate sobre segurança pública no Rio de Janeiro, mercado audiovisual e os desafios de fazer cinema no Brasil.

O encontro será aberto ao público, gratuito, e acontecerá na sede do Observatório de Favelas, na Maré. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: http://migre.me/mLzrK

Exibido na última edição do Festival do Rio, o documentário “O estopim” mistura depoimentos reais e cenas com atores. A intenção é não só investigar o ocorrido, mas debater a conduta policial nas favelas e a questão da segurança pública do país.

O estopim

Sinopse:
A coragem da família e de amigos de Amarildo, assassinado por policiais militares dentro da sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha em julho de 2013, se transformou em símbolo de resistência e luta da sociedade civil contra a violência do Estado. O caso foi o estopim não apenas para a mobilização de outras comunidades, mas principalmente para expor as fragilidades de um projeto de segurança pública militarizado.

Ficha técnica:
Documentário
Duração: 84 minutos
País/ano: Brasil/2014
Direção, roteiro e montagem: Rodrigo Mac Niven
Empresa Produtora: TVA2 Produções
Produção: Mariana Genescá
Fotografia: Neto de Oliveira
Música: Fernando Moura
Documentário com: Brunno Rodrigues

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=nZBfu8uMZCY&feature=youtu.be

Serviço – DIÁLOGOS ESPOCC
Data: 17 de novembro
Horário: 18 horas
Local: Observatório de Favelas
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro
Informações: espocc@observatoriodefavelas.org.br