“Tamborzada”, na Arena Dicró

No dia 08 de novembro, sábado, a Arena Carioca Dicró, na Penha, receberá o musical genuinamente brasileiro, “Tamborzada”, da Companhia Folclórica do Rio – UFRJ. Com curadoria de Haroldo Costa, o espetáculo conta com 40 artistas, entre músicos e dançarinos, e mostra com quantos batuques se faz a cultura do Brasil. A entrada é gratuita.

“Tamborzada” é inspirado em pesquisas de campo realizadas pelos integrantes da Companhia e propõe uma viagem entre diversas manifestações populares de vários estados do Brasil e cidades do Rio de Janeiro. O roteiro brinca com o coco e o baião nordestinos, o batuque de umbigada paulista, o samba de roda do Recôncavo Baiano, e caminha pela sacralidade da mitologia afro-brasileira, dos congados mineiros, das Caixeiras Maranhenses do Divino e do Maracatu Pernambucano.

Em cena, o público verá desde o samba de salão até a invenção do maxixe, dança excomungada que juntou células melódicas e rítmicas da Europa e da África. Além do pas de deux do mestre-sala e da porta-bandeira, representando a maneira carioca de brincar e se comunicar.

“Este espetáculo traz uma reflexão sobre a riqueza artística, social e política da cultura popular e pretende desvelar a diversidade das manifestações de tambores que têm o potencial de comunicar ancestralidade e atualidade, devoção e diversão, e que persistem e resistem, acompanhando a humanidade em seus sonhos, lutas e artes. Tamborzada é um musical que valoriza nosso povo, que sabiamente transforma dor em arte, desesperança em dança e o coração aflito em batuque”, afirma Haroldo Costa, que assina direção-geral do espetáculo.

Ficha técnica:
Direção Geral e Curadoria: Haroldo Costa
Criação, Coreografia e Direção Artística: Eleonora Gabriel
Coordenação Geral: Lene DeVictor
Direção Musical: Luciano Câmara.
Dançarinos: Alex Costa, Alexandre Carvalho, Carla Giglio, Carolina Accioli, Deivison Garcia, Diogo Nascimento, Elaine Aristóteles, Eleonora Gabriel, Fernanda Veloso,
Flávia Souza, Frank Wilson, Gessica Justino, Jacqueline Barbosa, Jéssica Lima,
Leonardo Amorim, Luan Gustavo, Mônica Luquett, Pedro Vitor, Rafael Maia, Rita Alves,
Roberto Barboza, Rodrigo Magalhães, Thais Chilinque, Tulah Pereira, Viviane Brito
Músicos: Antonio Sant’anna, Bruno Amorim, Gabriel Gabriel, Giovanni Padula,
Luciano Câmara, Paulino Dias, Renato Paquet, Rita Alves, Rosane Almeida.
Preparação e arranjo vocal: Maestro Leonardo Bruno
Preparação dança de salão: Rodrigo Magalhães
Poesia e músicas inéditas: Alexandre Carvalho
Participação especial: Kauã Carvalho

Serviço:
Data: 08/11 (sábado)
Horário: 20h
Local: Arena Carioca Dicró – Carlos Roberto de Oliveira
Endereço: Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo)
Telefone: (21) 3486-7643
Entrada Gratuita
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 338 pessoas