Evento sábado, 8 de novembro, no MAC

No dia 8 de novembro, sábado, às 10h, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai receber, pela primeira vez, o norte-americano Michael Namkung para realizar a performance “Ensō”, que une força, precisão e arte. Curadoria de Tania Alice.

O trabalho do artista consiste em desenhar no chão um círculo inteiro com uma das mãos, a outra fica apoiada no chão, como um compasso. Em um círculo inteiro, porém vazio e com uma linha infinita, Michael engloba e é englobado por esta figura geométrica que não possui lados e não tem início e nem fim.

“Com os pés centralizados, posiciono as mãos no chão, cerca de um metro e meio do centro e mergulho uma esponja em um balde de água. Em seguida, ando com as mãos enquanto arrasto a esponja para desenhar a circunferência de um círculo, usando os pés como o pivô para meu corpo, à medida que eu rodar. A cada rotação, a esponja é mergulhada na água e continuo assim até o esgotamento físico”, explica o artista.

Como sujeito comum da caligrafia Zen, o círculo ou ensō representa a iluminação e o próprio Universo. Com esta performance, Michael Namkung demonstra que o propósito de desenhar um círculo não é simbolizar ou representar, mas sim treinar a mente.
Serviço:
Performance “Ensō” – do artista Michael Namkung
Dia 8 de novembro, sábado, às 10h
Pátio do MAC de Niterói – Mirante da Boa Viagem, s/ número
Entrada gratuita
Informações: 2620-2400 ou 2620-2481
Entrada gratuita

Anúncios