André Stolarski: Fale mais sobre isso

André Stolarski: Fale mais sobre isso é a exposição em homenagem a um dos maiores nomes do design brasileiro, que será aberta no dia 7 de novembro, no Centro Carioca de Design, no Centro. Com produção assinada pela Tecnopop, o projeto foi aprovado pelo Edital Pró-Design 2013 do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/Centro Carioca de Design (IRPH/CCD), e inclui ainda um catálogo e um documentário sobre a trajetória profissional do designer e arquiteto falecido no ano passado.

Com curadoria de Bruno Porto e Luis Marcelo Mendes, a exposição é baseada na reprodução de trabalhos desenvolvidos por Stolarski ao longo da carreira, associada a depoimentos, comentários e análises em vídeo digital de alguns dos maiores designers, produtores, arquitetos e artistas do meio cultural brasileiro, como Ana Paula Pontes, Elaine Ramos, Chico Homem de Melo, Alexandre Wollner, Adélia Borges, Cecília Consolo, Ana Helena Curti, Rodolfo Capeto, Sônia Barreto, João de Souza Leite, Evelyn Grumach, entre outros.

A exposição está dividida em quatro temas: investigando a cultura, designando artes, pensando sistemas e sintetizando identidades. Cada um será ilustrado com trabalhos visuais que Stolarski desenvolveu, como as exposições de Volpi, Ana Holck, Frans Krajcberg, Brasil Arte Contemporânea, Lina Bo Bardi e Menas (sucesso no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo). Completam o material do evento o livro e DVD do designer Alexandre Wollner, cartazes para a 30a Bienal de São Paulo, além do trabalho de criação das identidades visuais do Museu do Meio Ambiente do Rio, do grupo Orquestra Imperial, da editora Casa da Palavra, bem como o sistema de sinalização do Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro, cuja área de design André dirigiu de 1998 a 2000.

Na abertura do evento, será lançado um catálogo de 96 páginas com uma seleção dos trabalhos de André Stolarski e sua cronologia profissional. O projeto do catálogo, que também foi aprovado pelo Edital Pró-Design do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/Centro Carioca de Design (IRPH/CCD), teve apoio de uma campanha de financiamento coletivo realizada através da Ímã Editorial, que disponibilizará o catálogo à venda em seu site.

“A obra do André tem interesse não somente pelo resultado final, mas especialmente pela metodologia e o raciocínio. É uma exposição não apenas para o designer e para o estudante, mas para os que apreciam um belo trabalho gráfico”, afirma Marcelo Pereira, coordenador-geral do projeto e diretor e sócio de André na Tecnopop.

Os curadores do projeto, Bruno Porto e Luis Marcelo Mendes, farão uma palestra sobre o designer no CCD no sábado, 8 de novembro, às 14h, com a participação do presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo.

Serviço
Exposição André Stolarski – Fale mais sobre isso
Centro Carioca de Design
Praça Tiradentes, 48 – Centro
Tel: (21) 2976-6611
Abertura: 7 de novembro, sexta-feira às 18h30
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 19h
Entrada franca
Classificação livre
Até 10 de janeiro de 2015
Catálogo – à venda em torno  de R$50