“Depois do Ensaio” – Eu fui!

Imagem: Divulgação

Quinta-feira passada eu tinha duas opções: ir ao teatro ou à academia! Mesmo vendo que havia esquecido perfume e maquiagem em casa, mas levado roupa de ginástica na mochila, acabei optando pela primeira alternativa. Afinal, os exercícios a gente sempre deixa para a segunda, não é? Minha escolha foi o Oi Futuro Flamengo, onde está em cartaz até o fim de novembro a peça “Depois do Ensaio”, obra do dramaturgo sueco Ingmar Berman.

Falando primeiramente sobre o espaço, que eu ainda não conhecia: lindo! De facílimo acesso – perto da estação do Largo do Machado – logo na entrada, vemos um espaço em que as pessoas podem ler e ouvir música. Nos 8 andares do local, também há exposições de arte, café e, claro, meu destino, o teatro. Enfim, um local totalmente dedicado à cultura.

“Depois do Ensaio” serviu não apenas para que eu conhecesse o Oi Futuro, como para ver pessoalmente o trabalho de Ingmar Bergman. A peça recebe sua primeira montagem teatral no Brasil. Foi escrita em 1980 e virou um filme para a televisão quatro anos depois, dirigido pelo próprio. O elenco desta versão brasileira conta com Leopoldo Pacheco, Denise Weinberg e Sophia Reis.

O nome tem tudo a ver com o enredo, pois a peça começa com Anna (Sophia Reis) retornando ao teatro com a desculpa de procurar sua pulseira que esqueceu. A moça é a protagonista de “O Sonho”, espetáculo dirigido por Henrik Vogler (Leopoldo Pacheco). Os dois começam com uma conversa casual, mas a situação se transforma depois. É que Vogler conheceu a também atriz Raquel (Denise Weinberg), mãe de Anna. Daí, começa a recordar o passado.

Raquel aparece em cena contracenando com Vogler, sem deixar muito explícito se são devaneios do diretor ou cenas das quais ele se recorda. Com isto, o personagem passa a fazer comparações entre mãe e filha, que fica irritada, pois elas não tinham o melhor dos relacionamentos. Todo o elenco desempenha bem seus papeis. Leopoldo Pacheco, a estreante no teatro Sophia Reis e Denise Weinberg, dando a tot Importante destacar também a tradução do texto de Bergman, feita por Humberto Saccomandi e Amir Labaki. Este último dono do lindo texto de “Marlene Dietrich – as pernas do século”.

Com direção de Mônica Guimarães, “Depois do Ensaio” fica em cartaz  até 30 de novembro no Oi Futuro Flamengo. Abaixo, mais detalhes da ficha técnica e do serviço.

 

Ficha Técnica

Direção: Mônica Guimarães

Elenco: Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis

Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi

Música Original: Marcelo Pelegrini

Cenário: Marco Lima

Iluminação: Wagner Freire

Assistente de direção/produção: Pitxo Falconi

Produção RJ – Cláudio Rangel

Produtores Associados: Amir Labaki e Mônica Guimarães

Realização: Oi Futuro

Serviço:

Espetáculo: Depois do Ensaio

Autor: Ingmar Bergman

Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi

Direção: Mônica Guimarães

Elenco: Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis

Local: Oi Futuro Flamengo (Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo – Tel: 21- 3131-3060)

Gênero: drama

Estreia: dia 11 de outubro, sábado

Temporada: até 30 de novembro

Horário: de quinta a domingo às 20hs

Duração: 1h20 

Classificação: 16 anos

Capacidade: 72 lugares

Preços: R$ 20,00 (inteira) com meia entrada para idosos e estudantes

Formas de pagamento: dinheiro e cartão de débito ou crédito

Bilheteria do teatro:  terça a domingo, de 14hs às 20hs

P.S.: Agradeço a Debs Comunicação pelos convites.