Programação de outubro do CCBB

Abaixo, a programação do mês de outubro do Centro Cultural Banco do Brasil

Em uma parceria inédita, a exposição “Ouro – Um fio que costura a arte do Brasil” celebra 25 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e 70 anos da H.Stern reÚne a diversidade criativa nacional a partir de instalações, desenhos, esculturas, fotografias, pinturas, jóias e objetos concebidos por importantes nomes das artes visuais como Laura Vinci, irmãos Fernando e Humberto Campana, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Tunga, Nuno Ramos, entre outros.  A curadoria é de Marcello Dantas.

No dia 12 de outubro, aniversário do CCBB Rio, crianças e adultos fazem a festa. Como já é esperado ansiosamente pelos pequenos, haverá distribuição de pipoca, algodão doce, guaraná natural e balão, de 10h às 17h, além das atividades do Programa Educativo (Reconhecendo o CCBB, Laboratório de Ações Criativas, Pequenas Mãos, Contação de Histórias e Musicando) e sessão dupla do musical infojuvenil “O Pequeno Autor”.

A segunda edição da exposição “Virei Viral” propõe um olhar antropológico sobre a chamada “cibercultura”, abordando o tema individualidade versus exibicionismo exacerbado no mundo virtual e seu reflexo na cultura contemporânea.

“Perto do rio tenho sete anos” é a mostra que apresenta o trabalho do fotógrafo André Gardenberg em uma viagem poética no universo pantaneiro em todos os seus matizes.

“O Olhar de Pasolini sobre o Terceiro Mundo” reúne parte de seu acervo fotográfico particular, inédito no Brasil, que revela o olhar apaixonado do diretor italiano.  Evento simultâneo, a mostra de cinema “Pasolini, ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo” traz a retrospectiva completa dos filmes do realizador italiano, produzidos entre 1961 e 1975, com realização de curso e debates.

Em uma combinação de encenação, performance e exposição, o projeto “Carne”  levanta questões sobre o corpo feminino.  A ambientação cenográfica e a escultura criadas pela artista plástica Brígida Baltar, o audiotexto de Daniela Amorim e os vídeos do cineasta Gustavo Pizzi ficam em exposição diariamente na Sala A Contemporânea. De quinta a segunda, o espaço terá a encenação de duas performances individuais de Daniela e Karine.

A Mostra “Ver Ciência 2014” completa 20 anos e traz uma seleção especial de documentários da BBC, WGBH (EEUU), Gedeon (França), TVN (Chile) e Globo News, entre outras produções. VerCiência integra as atividades da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, cujo tema é “Desenvolvimento Social”.

O Festival Brasil Vocal CCBB chega a sua terceira edição em uma ação de fomento da música a capella brasileira, valorizando a diversidade e o talento de arranjadores e grupos vocais, dos emergentes aos mais consagrados.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20010-000
http://www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ
Aberto para o público de quarta à segunda, das 09h às 21h.

Anúncios