“Conselho de Classe” – Eu fui!

Foto: apetecer.com

Foto: apetecer.com

Faltando pouquíssimo tempo para as eleições, muito se fala a respeito dos problemas do país. Dentre eles, um dos mais comentados é a educação. Quais os investimentos, como está sendo tratada e, principalmente, qual o futuro. Esse é o tema de “Conselho de Classe”, peça que tivemos o prazer de sermos convidados para assistir, e está em cartaz até o próximo fim de semana, no Teatro Fashion Mall.

Temas relacionados à educação são amplamente discutidos – inclusive acaloradamente – durante o espetáculo pelos personagens, cinco profissionais da educação (vividos por Lourival Prudêncio, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, João Rodrigo Ostrower e Thierry Trémouroux). São eles quatro professoras e um diretor recém-chegado, inexperiente, trazendo ainda aquela visão romântica do profissional novo no mercado, de poder mudar o mundo. Esta visão é totalmente modificada quando se depara com a situação em que a escola e os alunos se encontram.

Foto: apetecer.com

Foto: apetecer.com

O cenário retratava uma escola pública do Centro do Rio de Janeiro durante as férias dos alunos, em dia de conselho de classe. O calor do verão carioca e a precariedade do ambiente são reproduzidos no texto e nos detalhes da cenografia. Salários baixos, vandalismos e desinteresse por parte dos alunos são as principais queixas dos personagens, narradas pelas professoras em cena. Dentre elas, destacam-se duas delas, as com maior espírito de liderança: a de Educação Física e a de Arte. Elas se confrontam nas ideias, e não sabemos por vezes se os embates são acerca de ideologias ou simplesmente uma batalha de ego ambas.

O texto ágil e a interpretação dos atores divertiam a plateia. A ficção apresentada no palco parecia se confundir com a realidade de quem estava assistindo. O público presente demonstrava conhecê-la de perto, tal a forma como se identificavam com o que viam. Mesmo quem não é profissional da educação sabe das mazelas do ensino público e das dificuldades de quem se dedica a isto. E “Conselho de Classe” encontra um jeito bem humorado de lidar com o assunto.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Até então estava tudo uma sexta-feira normal pós-peça. Mas, quando vou pegar um táxi para voltar para casa, NÃO É QUE O A RUA DO TEATRO TEM O MESMO NOME DO MEU COLÉGIO DE INFÂNCIA? É mole? (rs) Pela feliz coincidência, saí de lá com uma sensação de nostalgia ainda mais forte. E, claro, tive um motivo a mais de recomendar o espetáculo aos meus amigos e ex-colegas de classe =)

 

Serviço:

Conselho de Classe

De 05 a 28 de setembro de 2014

Horário: Sexta e sábado, às 21h30; domingo, às 20h

Local: Teatro Fashion Mall – Sala 1

Endereço: Estrada da Gávea, 899 – São Conrado.

Capacidade: 490 lugares

Telefone: (21) 2111-4444

Classificação: 12 anos

Gênero: Comédia política

Ficha técnica:

Texto: Jô Bilac

Direção: Bel Garcia e Susana Ribeiro

Assistência de direção: Raquel André

Elenco: Lourival Prudêncio, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, João Rodrigo Ostrower e Thierry Trémouroux

Figurino: Rô Nascimento e Ticiana Passos

Cenário: Aurora dos Campos

Iluminação: Maneco Quinderé

Trilha original: Felipe Storino

Direção de produção: Tárik Puggina

Produção: Nevaxca Produções

Realização: Cia dos Atores

P.S.: Agradeço à RPM Comunicação pelos convites.

Anúncios