GloboNews estará presente no RioMarket

Pelo terceiro ano consecutivo, a GloboNews renova sua parceria com o Festival do Rio e promove, no primeiro fim  de semana do evento, a pré-estreia do documentário ‘Torre de David’, além de palestras e workshops para discutir os novos formatos de se fazer jornalismo na TV. Do experiente jornalista Fernando Gabeira aos jovens que integram o núcleo de reportagens especiais do canal, a GloboNews debate a experimentação de novas fórmulas para fazer um jornalismo ágil, dinâmico, colado no fato, em cima da notícia, sem perder a credibilidade, sua marca registrada e referência para os telespectadores.

No sábado, dia 27 de setembro, Fernando Gabeira abre a Mostra GloboNews às 15h, no RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio. Ele fala sobre o seu jeito diferenciado de contar uma história, sempre com um olhar pessoal e imagens gravadas por ele mesmo. Às 17h, jovens jornalistas do canal discutem sobre novos formatos e nova linguagem de jornalismo na TV. Eles vão exibir reportagens gravadas em diversas mídias, mostrar os equipamentos simples que utilizam para gravar, além de falar sobre as dificuldades e decisões que atravessaram ou que tiveram que tomar durante um projeto.
Às 19h30, acontece a pré-estreia de ‘Torre de David’, documentário de Julio Molica e Rodrigo Carvalho, a primeira equipe brasileira de TV a entrar no local. Eles contam a história do prédio venezuelano que começou a ser construído no início dos anos 90 para ser o maior centro financeiro da América Latina e acabou se tornando a maior favela vertical do mundo, no coração de Caracas. Depois que o empresário que financiava a obra morreu e seus herdeiros não tiveram fôlego financeiro para tocar o projeto, o Estado expropriou o prédio inacabado de 45 andares, que acabou tomado por cerca de quatro mil pessoas. Em cinco dias, Julio e Rodrigo ouviram muitas histórias, acompanharam o início do processo de desocupação da torre e gravaram cerca de oito horas de material, traçando um paralelo com a atual situação do país. O documentário tem estreia prevista para novembro, na GloboNews. A exibição da pré-estreia acontece em uma sala de cinema ambientada pelo canal no Armazém 6 do Cais do Porto, com distribuição gratuita de pipoca para a plateia.

No domingo, dia 28, entra em cena o workshop ‘Rolezão GloboNews’. Ele se propõe a discutir histórias desconhecidas, conflituosas e ricas do ponto de vista cultural das grandes cidades que não são cobertas pela mídia tradicional. Das 10h às 12h30, o assunto será apresentado e debatido; de 13h às 16h30 acontece a atividade prática e, das 16h30 às 17h, serão apresentadas as conclusões sobre os trabalhos práticos.

No mesmo dia, às 19h, será exibido o ‘GloboNews Documento: Expedição Namíbia’. Em um dos mais emocionantes programas já produzidos pelo canal, a repórter Leila Sterenberg desvenda histórias e a realidade desse país africano pouco conhecido dos brasileiros, como a do primeiro genocídio do século XX. Depois da exibição do especial, Leila Sterenberg e o editor Nelson Garrone, que estiveram na Namíbia produzindo o conteúdo para a GloboNews, conduzem um debate sobre a experiência.

Todos os eventos são gratuitos – sujeitos a lotação das salas – e as inscrições já estão abertas no site http://www.riomarket.com.br.

SERVIÇO:

Mostra Globo News – RioMarket 2014
Endereço: Armazém 6 (Av. Rodrigues Alves, s/nº – Cais do Porto, Sala 01)

Sábado, dia 27 de setembro

15h às 16h30 – Mostra GloboNews com Fernando Gabeira
Apresentador de um programa da GloboNews, Fernando Gabeira fala sobre a sua experiência como jornalista e o jeito diferenciado com que escolhe as pautas, os personagens e realiza entrevistas. Tudo com imagens gravadas por ele mesmo, num olhar bem pessoal.

17h às 18h30 – Mostra GloboNews com núcleo de reportagens especiais
Novos formatos, equipamentos mais simples e uma nova linguagem para o jornalismo de TV. Os jornalistas vão exibir diferentes reportagens gravadas em diversas mídias, discutir sobre as decisões tomadas e apresentar os equipamentos utilizados.

19h30 às 21h30 – Pré-estreia GloboNews Documentário ‘Torre de David’
Em uma sala de cinema ambientada pelo canal no Armazém 6 do Cais do Porto, com distribuição gratuita de pipoca para a plateia. Material exclusivo produzido pelos jornalistas Rodrigo Carvalho e Julio Molica sobre o prédio comercial que começou a ser construído no início dos anos 90 para ser o maior centro financeiro da América Latina e acabou se tornando a maior favela vertical do mundo, no centro de Caracas, na Venezuela.

Domingo, dia 28 de setembro
10h às 17h – Workshop ‘Rolezão GloboNews’ – Conduzido pelo grupo de profissionais que integram o projeto “Rolezão” da GloboNews, o encontro se propõe a discutir novas pautas com um olhar diferenciado.
19h – Exibição ‘GloboNews Documento: Expedição Namíbia’ e debate com a repórter e apresentadora Leila Sterenberg e o editor Nelson Garrone.

Anúncios