Ballet Kirov, em novembro, no Municipal

Em novembro, o aclamado Kirov – Ballet do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, que, em sua aguardada volta ao país, apresenta um dos mais famosos ballets do repertório clássico de todos os tempos, o espetáculo O Corsário, além de duas noites de uma apresentação que reúne grandes momentos da arte coreográfica, a “Grande Gala”.

No total, serão dez apresentações divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo do mês de novembro. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os dias 13 de novembro (O Corsário) e 16 de novembro (“Grande Gala”) serão dedicados aos assinantes. Além das apresentações pela série, a companhia fará mais três espetáculos no Rio, também no Theatro Municipal: dias 12, 14 e 15 de novembro, todas com O Corsário. O Ballet do Teatro Mariinsky estará também em São Paulo, no Teatro Alfa, de 19 a 22 de novembro (duas sessões no dia 22), com O Corsário, e dia 23 com “Grande Gala”.

O Corsário estreou no Théâtre Impérial de l’Opéra de Paris em 1856, com música de Adolphe Adam e coreografia de Mazilier. Dois anos depois estreava em São Petersburgo, com coreografia de Jules Perrot, posteriormente modificada por Petipa. Foi nesta formatação que O Corsário se tornou um dos grandes sucessos do Ballet do Teatro Mariinsky e veículo privilegiado para o brilho de seus solistas.

Além de O Corsário, o Kirov traz ao país um espetáculo apresentado por alguns dos maiores nomes do balé da atualidade – a “Grande Gala”, abre com a célebre Chopiniana, também conhecida como Les Sylphides, com coreografia de Mikhail Fokine.  A segunda parte do programa segue com dois números: O Espectro da Rosa e A Morte do Cisne — grandes clássicos do balé da primeira metade do século XX — ambos assinados também por Fokine. O espetáculo encerra com um “Divertissement”, onde se destacam o “grand pas” de Dom Quixote e Diana e Acteon.

Ao longo das dez apresentações, serão 18 bailarinos se revezando nos papéis principais: Konstantin Zverev, Timur Askerov, Daniil Korsuntsev, Oxana Skorik, Anastasia Kolegova, Anastasia Matvienko, Maria Shirinkina, Elena Evseeva, Vladimir Shklyarov, Kimin Kim, Andrey Yermakov, Maksim Zyuzin, Alexey Timofeev, Yuir Smekalov, Islom Baimuradow, Viktoria Krasnokutskaya, Svetlana Ivanova e Uliana Lopatkina, que, 15 anos depois, volta ao Brasil como grande estrela da companhia.

Serviço:
Datas:
12 de novembro (quarta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
13 de novembro (quinta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
14 de novembro (sexta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
15 de novembro (sábado): 21h (Kirov – O Corsário)
16 de novembro (domingo): 16h (Kirov – “Grande Gala”)
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n – Centro)
Classificação: Livre
Ingressos: Ingresso.com
*Incluso 50% de desconto sobre o valor dos ingressos avulsos. Desconto não cumulativo. Pague com cartão (a vista) ou cheque (até 2x).