Programação de setembro do CCBB

Cabeça
Até 29/09
Exposição do artista plástico carioca Milton Machado, que celebra 45 anos de carreira, com obras realizadas entre 1969 e 2014, compreendendo desenhos, fotografias, vídeos, objetos e esculturas. Curadoria do próprio artista. Classificação: livre.

Palestra
15/9 – 18h30
Milton Machado e Tania Rivera falam sobre o processo de criação artística da exposição Cabeça.

Salvador Dalí
Até 22/9
Último mês para conferir a maior exposição do artista catalão já realizada no Brasil com cerca de 150 obras, entre pinturas, gravuras, documentos, fotografias e ilustrações. Curadoria: Montse Aguer

Fritz Lang – O Horror Está no Horizonte
Até 22/9
Retrospectiva completa, em película, dos filmes do cineasta austríaco produzidos entre 1919 e 1960. A obra de Fritz Lang traça um paralelo com a história do próprio cinema: vai do cinema mudo ao falado, do preto e branco ao colorido, do expressionismo alemão à narrativa clássica. Curadoria: Joice Scavone, João Paixão e Calac Nogueira.

Festival do Rio
25/9 a 8/10
Considerado um dos maiores festivais da América do Sul, este ano traz centenas de títulos de mais de 60 países, com uma programação especial e inédita para o CCBB. Confira em http://www.festivaldorio.com.br

Brasil Vocal
17/9 – 19h30
Show de lançamento do Brasil Vocal CCBB 2014, com o grupo MPB4. O projeto consiste na 4ª edição do concurso de arranjos inéditos para
grupos vocais à capela e na 3ª edição do concurso de novos grupos vocais. Curadoria: Carlos Belém. Classificação: livre. Duração: 75 minutos.

Uma Relação Pornográfica
19/9 a 19/10 – 19h – quarta a domingo
Um casal se conhece por meio de um anúncio, encontra-se em um café e vai para um hotel. Eles passam a se encontrar toda semana, sempre no mesmo hotel. Nenhum dos dois sabe nada da vida do outro, apenas sabem que querem realizar suas fantasias sexuais. Nesses encontros, não falam de suas vidas íntimas, trabalho, endereços e nem mesmo de seu nomes. Mas, com o passar do tempo, eles percebem uma inesperada afinidade, trazendo novas indagações a respeito dessa relação. Direção de Victor Garcia Peralta. Texto: Philippe Blasband. Elenco: Guilherme Leme e Ana Beatriz Nogueira. Classificação: 14 anos. Duração: 75 minutos.

Trágica.3
Até 14/9 – sex: 19h/sáb e dom: 17h e 19h. Encontro com os atores após a apresentação do dia 12/9. Releitura contemporânea das tragédias gregas Medeia, Electra e Antígona. Grandes heroínas trágicas apresentadas em fragmentos poéticos que se correlacionam através da experiência dramatúrgica, sonora e visual. Três peças curtas que resultam num espetáculo único: Medeia, a que mata; Electra, a que manda matar; e Antígona, a que se mata. Textos: Heiner Muller, Caio de Andrade e Francisco Carlos. Direção: Guilherme Leme. Elenco: Letícia Sabatella, Denise Del Vecchio, Miwa Yanagizawa, Fernando Alves Pinto e Marcello H. Classificação: 12 anos. Duração: 75 minutos.

Duas Vezes um Quarto (2x 1/4)
4/9 a 19/10 – 19h30 – quarta a domingo
Duas histórias dividem um mesmo espaço cênico – Dama da Lapa e Dilúvio em Tempos de Seca – caracterizadas por uma temática fortemente existencial que tratam da solidão primordial do ser humano, da incapacidade de comunicação e das inúmeras  subjetividades que cercam o mesmo ser. Direção: Marcelo Pedreira. Elenco: Carla Marins, Guta Ruiz, José Karini e Lucas Gouvêa. Classificação: 16 anos. Duração: 70 minutos.

O Pequeno Autor
6/9 a 26/10 – 16h – sábado e domingo. Musical infantojuvenil baseado na obra de Luigi Pirandello que narra a história de um menino solitário que se relaciona com o mundo da fantasia por meio da escrita. Dramatugia: Nathalia Colón. Direção: Marcos dos Anjos. Direção musical: Marcelo Neves. Elenco: Felipe Valle, Daniel Carneiro, Maria Penna Firme e Monique Bernal. Ator convidado: Leon Góes. Classificação livre.
Duração: 60 minutos.