Direitos Humanos em cartazes

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 de agosto a 12 de outubro de 2014, a exposição Poster for tomorrow, com mais de 100 cartazes que abordam os Direitos Humanos. A mostra reúne, pela primeira vez, alguns dos melhores trabalhos de seis edições do concurso internacional anual da 4Tomorrow, associação sem fins lucrativos, sediada em Paris.

A exposição se divide em seis temas: democracia, educação, liberdade, pena de morte, igualdade de gêneros e moradia. Cada assunto será acompanhado de textos e frases que conceituam e contextualizam as questões abordadas com dados do Brasil e do mundo. “O foco da exposição não é o design em si, mas a mobilização de pessoas levantando a discussão desses assuntos, que dizem respeito a todos nós. Por isso, optamos por uma linha mais didática e participativa”, explica Ruth Klotzel, designer e curadora da mostra.

Entre os destaques, está o trabalho do israelense Yossi Lemel, que mostra um jovem usando um lápis como lança e a frase “Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, de Nelson Mandela. No tema democracia, Yongsin Kwon, da Coréia do Sul, tomou como base a frase “Todos temos o direito de ser iguais”, enquanto Melda Emiroglu, da Bósnia e Herzegovina, criou “Diga não à corrupção”.

Poster for tomorrow contará com três visitas guiadas – nos dias 10 de agosto, 13 de setembro (com lançamento do catálogo) e 11 de outubro –, sempre às 15h.

Oficinas:
Ainda como parte da programação da mostra, serão oferecidas, no dia 12 de setembro (sexta-feira), duas oficinas de criação gráfica com a curadora e designer gráfica Ruth Klotzel, tendo como inspiração o tema da exposição.  O agendamento deve  ser feito pelo telefone (21) 3980-4898 ou pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

Serviço:
Exposição Poster for tomorrow
Abertura para convidados: 9 de agosto (sábado), às 11h
Visitação: de 9 de agosto a 12 de outubro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Serviço:
Oficinas de confecção de cartazes

Data: 12 de setembro de 2014
Turma 1: das 10h às 13h
Turma 2: das 15h às 17h
Classificação: 16 anos.
Vagas: 18 pessoas.
Agendamento: agendamento@gentearteirarj.com.br ou (21) 3980-4898
http://www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias | @imprensaCAIXA
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Anúncios