Nova temporada do Palavras Cruzadas

A partir de 1° de agosto, o Palavras Cruzadas volta ao palco do Oi Futuro em Ipanema para uma temporada de três novos espetáculos, sempre em três apresentações consecutivas. Idealizado e dirigido por Marcio Debellian, o projeto reúne artistas da palavra, da música e da imagem para, juntos, criarem trabalhos inéditos. Mariana Aydar e Nuno Ramos são os convidados da sétima edição, o Palavras Cruzadas #7, que acontece nos dias 1°, 2 e 3 de agosto. A edição #8 fica em cartaz nos dias 5, 6 e 7 de setembro. E a #9, em 14, 15 e 16 de outubro.

No Palavras Cruzadas #7, Mariana Aydar e Nuno Ramos apresentam pela primeira vez canções compostas especialmente para o projeto, como “Poeira” e “Vem na Voz”. Além das inéditas, o repertório traz “Manhã Azul” (Duani/Nuno Ramos), que Mariana Aydar gravou no disco “Peixes Pássaros Pessoas”, e “Caia na Risada” (Clima/Nuno Ramos), gravada por Romulo Fróes. As músicas também darão origem ao novo disco de Mariana, que será gravado na sequência, só com composições de Nuno.

“Quando fui convidada pelo Marcio (Debellian) para o Palavras Cruzadas, pensei logo no Nuno Ramos. A nossa primeira composição Tudo Que Trago No Bolso já nasceu mágica porque ele falava de tudo o que eu sentia na hora em que fiz aquela melodia. Parcerias raras, dessas que quando você encontra, agradece e canta”, revela Mariana. O diretor Marcio Debellian, que também assina as seis edições anteriores, ressalta uma curiosidade no #7: “É a primeira vez que o Palavras Cruzadas se dedica à obra de um único compositor, neste caso, o Nuno Ramos. Ele possui mais de 30 canções gravadas por artistas como Gal Costa, Nina Becker e Romulo Fróes, no entanto, é mais conhecido pelo público como artista plástico.”

Outra novidade em 2014 é que, depois do Rio, a apresentação segue para São Paulo – é a primeira vez que o projeto faz essa dobradinha. No dia 15 de agosto, acontece a #7 no Sesc Vila Mariana. As datas das edições #8 e #9, na capital paulista, ainda serão confirmadas. No palco do Oi Futuro, em Ipanema, a cantora Alice Caymmi se reúne com os artistas Rafucko e Guga Ferraz para um espetáculo com viés político, nos dias 5,6 e 7 de setembro, no Palavras Cruzadas #8. E para fechar a temporada, a #9, cujo tema será o cinema, acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro. A ideia é produzir um roadie movie, com a apresentação de um documentário musical que se complementa no palco. O trio de artistas ainda não foi definido.
O Palavras Cruzadas já recebeu mais de 20 convidados desde seu lançamento. O projeto estreou em agosto de 2012, com a performance do trio formado pela banda Letuce, o cartunista André Dahmer e a poeta Bruna Beber. De lá pra cá, já passaram pelo evento nomes, como Alessandra Colasanti, Aline Brune, Arthur Tuoto, Jarbas Jacome, Jô Bilac, João Penoni, Karina Buhr, Leo Cavalcanti, Omar Salomão, Paulo Mendel, Ramon Mello, Thais Gulin e Tono. A sexta edição, que aconteceu em setembro de 2013, contou com Silvia Machete, Carolina Bianchi e com o coletivo de arte OPAVIVARÁ!.
SERVIÇO
PALAVRAS CRUZADAS #7 – MARIANA AYDAR + NUNO RAMOS
Direção: Marcio Debellian
1°, 2 e 3 de agosto, às 21h.
Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema).
Ingressos: R$ 20 / R$ 10.
Classificação: livre
Informações: (21) 3201-3000.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES
PALAVRAS CRUZADAS #7 – MARIANA AYDAR + NUNO RAMOS
15 de agosto, Sesc Vila Mariana – São Paulo.
PALAVRAS CRUZADAS #8 – ALICE CAYMMI + RAFUCKO + GUGA FERRAZ
5, 6 e 7 de setembro, Oi Futuro Ipanema – Rio de Janeiro.
* a data em SP ainda será definida
ESTREIA DO PALAVRAS CRUZADAS #9 14, 15 e 16 de Outubro, Oi Futuro Ipanema – Rio de Janeiro.
* a data em SP ainda será definida
Outras informações no site http://www.palavrascruzadas.art.br