Casa do Autor Roteirista, na Flip

Realizada durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), do dia 30/07 a 03/08, a Casa do Autor Roteirista promove, pela segunda vez, debates, bate-papos, oficinas e saraus com grandes nomes do meio cultural, entre eles autores, atores e representantes políticos. O encontro propõe a troca de ideias sobre os temas mais relevantes da criação e do mercado de roteiros atual.

Entre as principais atrações estão a oficina Realizando para Web, na qual Alex Medeiros, responsável pelas webséries do portal GShow, vai conceituar e produzir um curta de terror dentro da linguagem e da viabilidade da internet.  O diretor e produtor executivo também fará uma Master Class na Casa do Autor Roteirista 2014 falando sobre transmídia. Já a oficina Sala de Roteiristas, de Adriana Falcão, discutirá a diferença de escrever livros e roteiros para cinema e televisão. E Fabular a Vida, organizada por Newton Cannito, vai ensinar as pessoas a narrarem a própria vida como uma fábula.

A abertura será no dia 30/7 na Praia do Sono, onde haverá a leitura de fábulas criadas a partir de histórias de caiçaras residentes na comunidade. Essa atividade leva a Casa do Autor Roteirista para além do Centro Histórico, trocando cultura com as comunidades caiçaras. A leitura mistura atores da televisão como Marcelo Serrado e Leona Cavalli com atores locais. Também será lançado um Concurso de Fábulas, cujos textos vencedores vão virar livro. Millôr Fernandes, homenageado da Flip esse ano e autor de Fábulas Fabulosas, foi um dos inspiradores da idéia de fazer esse Concurso. Inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.casadoautorroteirista.com.br.

Momento único, pelas discussões levantadas e personalidades reunidas, a Casa do Autor Roteirista 2014 contará com nomes como José Alvarenga Jr., diretor geral de seriados como “O Caçador” (Globo), Roberto d’Avila, produtor de séries como “Sessão de Terapia” (GNT), Manoel Rangel, presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Adriana Falcão, roteirista de “A Grande Família” (Globo), Marcos Caruso, ator e autor da peça “Trair e Coçar é só Começar”, Alfredo Manevy, secretário-adjunto de Cultura do município de São Paulo, Mario Borgneth, secretário do Audiovisual, entre outros, em seis mesas de debate. Veja a programação abaixo.

A edição prestará uma homenagem ao autor de telenovelas Bráulio Pedroso, que tem em seu currículo títulos como Beto Rockfeller (Tupi) e O Rebu (Globo). A Casa do Autor Roteirista 2014 será inaugurada com uma exposição de fotos, textos e trechos de suas obras. Na data, também serão realizadas a leitura de “O Negócio”, peça de viés político assinada pelo dramaturgo, que foi censurado durante o regime militar, e a mesa de debates “A Obra de Bráulio Pedroso”, com a participação do ator Lima Duarte, que dirigiu Beto Rockfeller, dos autores George Moura, Sergio Goldenberg e do diretor José Luiz Villamarim, que estão na nova versão de “O Rebu” (Globo).

Silvio de Abreu e Nelson Motta, autores responsáveis por sucessos como novela A Próxima Vítima (Globo) e a dramaturgia do musical Elis, A musical, respectivamente, são os convidados deste ano da Casa do Autor Roteirista para falarem de seu trabalho como ficcionistas. Completando a programação, José Carvalho, diretor do Departamento de Análise Narrativa da Rede Globo, fará uma Master Class sobre os principais conceitos da contação de histórias.

Também estarão no encontro os atores Nanda Costa, Rafael Infante, Murilo Rosa e Ângelo Antônio e a cantora Clarice Falcão, que farão leituras de textos de Thelma Guedes, Paulo Lins, Bráulio Pedroso, Adriana Falcão e Newton Cannito. Outra esperada participação é da percussionista Lan Lan, que fará uma pequena apresentação na Casa na sexta, dia 1º de agosto.

“Em 2013, na primeira edição da Casa do Autor Roteirista, a equipe, os convidados e o público presente conseguiram construir um local onde a criatividade pôde surgir sem medo. Neste ano, a Casa cresceu, temos novos parceiros e a produção e programação se estenderam, mas nosso objetivo continua o mesmo e a ideia é repetir o feito”, afirmam os curadores Thelma Guedes e Newton Cannito e a organizadora Dolores Papa.

A Casa do Autor Roteirista 2014 será divida em dois espaços: Casa de Conteúdo, local das mesas de debates, encontros, Master Class e exposição, com sala de imprensa, e Casa de Convivência, onde serão realizadas oficinas. A Casa de Conteúdo é aberta ao público com entrada mediante a reserva on-line, pelo site http://www.casadoautorroteirista.com.br, que contará com metade dos ingressos, e distribuição de senhas. No caso de solicitação pela internet, as entradas terão de ser retiradas com uma hora de antecedência. Será realizada também a transmissão simultânea dos debates por telão.

Casa do Autor Roteirista
De 30/07 a 03/08 de 2014
Casa de Conteúdo
Rua Benedito Telmo Coupê, s/nº – Centro Histórico, Paraty/RJ
Quinta, 31/7 – das 9h às 20h.
Sexta, 1/8 – das 9h30 às 22h.
Sábado, 2/8 – das 8h30 às 20h.
Domingo, 3/8 – das 9h30 às 18h.
Lotação: 80 pessoas

Casa de Convivência
Rua da Lapa, 08 – Centro Histórico, Paraty/RJ
Horário de acordo com as Oficinas

Programação gratuita.

http://www.casadoautorroteirista.com.br

PROGRAMAÇÃO
CASA DE CONTEÚDO
Quinta-feira- 31 de julho
14h – Abertura Oficial da Casa Do Autor Roteirista
Boas Vindas Curadores e Produtores
Abertura da Exposição Bráulio Pedroso
15h30 – Leitura Dramática: O Negócio, de Bráulio Pedroso
16h – A obra de Bráulio Pedroso
Mesa de debates sobre as características da obra e a atualidade de Bráulio Pedroso e o desafio da adaptação para os dias atuais.
Com a participação de:
Lima Duarte – Ator, diretor de TV e dublador. Foi diretor da novela Beto Rockfeller (Tupi).
George Moura Jornalista, roteirista e mestre em artes cênicas. É o autor da adaptação da telenovela O Rebu (Globo).
José Luiz Villamarim – Diretor da TV Globo. É responsável pela direção geral do remake de O Rebu.
Sergio Goldenberg Diretor e roteirista. É autor da nova versão de O Rebu.
Mediação de:
Rodrigo Fonseca Crítico de cinema, escritor e analista de dramaturgia da TV Globo.

Sexta-feira – 01 de agosto
10h Master Class – Transmídia – Alex Medeiros
Nesta Master Class, Alex Medeiros vai compartilhar sua experiência como um dos pioneiros de transmídia no Brasil, e discutirá conceitos e definições, debaterá os novos modelos narrativos do ambiente multiplataforma e vai expor diversos modelos para a criação e produção de conteúdo, com base no seu dia a dia e de sua equipe.
Inscrições: Metade previamente pelo site da Casa do Autor Roteirista e o restante por ordem de chegada (distribuição de senhas).
14hCriação de Seriados
Mesa de debates que irá discutir as especificidades dos seriados, suas diferenças de narrativa em comparação com o cinema e a telenovela, o showrunner no Brasil e a relação entre roteiro, direção e produção na criação de séries de sucesso.
Com participação de:
José Alvarenga Jr. Diretor geral de inúmeros seriados, como O Caçador (Globo).
Roberto d´Avila Produtor de Sessão de Terapia (GNT) e sócio da produtora Moonshot Pictures.
Newton Cannito Criador do seriado 9mm: São Paulo (Fox).
José Carvalho – Diretor do Departamento de Análise Narrativa da Rede Globo.
16h Encontro com Nelson Motta
Nelson Motta, reconhecido também como crítico musical, vem à Casa do Autor Roteirista conversar sobre seu trabalho como ficcionista. O cardápio da conversa inclui a adaptação de seu romance O Canto da Sereia para minissérie homônima na TV Globo, seu trabalho de co-roteirista na série O Brado Retumbante (Globo) e a dramaturgia de musicais importantes como Elis, A musical.
18h – Roteiristas e Poetas
Mesa de debates sobre as relações entre a poesia e a dramaturgia audiovisual. Poetas, que também são roteiristas, leem suas obras e falam das diferenças e semelhanças entre as duas formas de expressão.
Com participação de:
Thelma Guedes Contista, poeta e roteirista de TV. Entre suas obras destacam-se os livros Atrás do Osso (poemas) e a novela Cordel Encantado (TV Globo).
Paulo Lins Autor dos romances Cidade Deus e Desde Que o Samba É Samba. Roteirista da série Cidade dos Homens (Globo) e do filme Faroeste Caboclo.
Adriana Falcão Autora do romance A Máquina e de livros como Mania de Explicação. Roteirista de séries como A Grande Família (Globo), Auto da Compadecida (Globo) e filmes como Se Eu Fosse Você.
Mediação de:
Marcelino Freire Contista, romancista e agitador cultural. Autor dos livros Angu de Sangue, Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e Nossos Ossos.
20h – Sarau e Jam Session

Sábado – 02 de agosto
09h – Master Class – Análise Narrativa com José Carvalho
Nesta Master Class, José Carvalho, diretor do departamento de Análise Narrativa da Rede Globo, abordará aspectos como os seis “conceits”, temas recorrentes, personagens ajudantes, comentadores, emblemas e a protagonização. Haverá também breves análises de estruturas de séries e roteiros e a discussão da função das fábulas e dos syuzhets.
Inscrições: Metade previamente pelo site da Casa do Autor Roteirista, e o restante por ordem de chegada (distribuição de senhas).
14h Encontro com Silvio de Abreu
A Casa do Autor Roteirista recebe um dos maiores autores da teledramaturgia nacional, autor de inúmeros sucessos, como Guerra dos Sexos (Globo) e A Próxima Vítima (Globo).
16h Tendências do Humor hoje
Nesta mesa de debates, roteiristas que trabalham para várias mídias e com diferentes estilos de humor discutem caminhos para o gênero brasileiro hoje.
Com a participação de:
Marcos Caruso Ator, autor, produtor e diretor. Escreveu a peça Trair e Coçar é Só Começar.
Allan Sieber Roteirista da série de animação adulta “A Ultima Loja de Discos” (GShow).
Eduardo Benaim Roteirista do filme O Jogo das Decapitações e diretor do longa Saúde S.A.
Alessandro Marson Roteirista dos programas Sob Nova Direção (Globo) e Casos e Acaso (Globo). Colaborou em inúmeras novelas, como Cordel Encantado e Avenida Brasil (Globo).
18h Sarau e Jam Session

Domingo – dia 03 de agosto
10h Oficina Fabular a Vida e Lançamento do Concurso de Fábulas
A oficina, de Newton Cannito, ensina técnicas de roteiro e storytelling para que pessoas comuns aprendam a construir – e a contar sua própria história de forma fabulosa.
Ao final da atividade haverá o lançamento do Concurso de Fábulas, que continuará durante os próximos meses no site da Casa do Autor Roteirista.
Parte das vagas da oficina será reservada a professores de literatura.
14h Ambientes Criativos e Apoio a Criação de Roteiros
A mesa de debates discutirá como é possível empresas e instituições criarem ambientes criativos para o surgimento de boas histórias e como o poder público tem incentivado esta prática.
Com a participação de:
Alfredo Manevy – Secretário-adjunto de Cultura no Município de São Paulo.
Thelma Guedes Contista, poeta e roteirista de TV. Entre suas obras destacam-se os livros Atrás do Osso (poemas) e a novela Cordel Encantado.
Luiz Calainho – Sócio da Aventura Entretenimento, produtora de espetáculos musicais como Hair, Elis, A musical, entre outros.
Ricardo Hofstetter- Presidente da A.R (Associação de Roteiristas), autor de Malhação (Globo) e colaborador de novelas como Além do Horizonte (Globo).
Manoel Rangel – Cineasta e presidente da Ancine Agência Nacional do Cinema.
Carla Esmeralda – Especializada em consultoria para desenvolvimento de projetos culturais e programas audiovisuais. Na Rede Globo, trabalhou no projeto de regionalização da emissora.
16h Conteúdo na Era Digital Uma Escola de Multimídia Voltada para o Ser Humano Global
A mesa de debates discute a possibilidade de construir hoje uma escola livre (não acadêmica) focada em desenvolver uma linguagem audiovisual “mestiçamente” brasileira.
Com participação de:
Mario Borgneth Secretário do Audiovisual.
Maurice Capovilla Cineasta. Fez parte da equipe que criou os programas Globo Shell e Globo Repórter para a Rede Globo.
Rodrigo Camargo – Especialista em regulação da Ancine e coordenador do Núcleo do Fundo Setorial do Audiovisual.
Nena Gama Educadora, roteirista e ex-coordenadora da ECO TV Paraty.

OFICINAS

Fabular a Vida na Praia do Sono Newton Cannito e Anderson Souza
Quarta-feira (30/07) – 14h
A Casa do Autor Roteirista criou uma Oficina que ensinará jovens a criar histórias fabulosas a partir da vida de seus parentes e da história de sua comunidade. Os textos resultantes da oficina serão lidos por atores convidados para os moradores da Praia do Sono levando as atividades para além do Centro Histórico.

Realizando para Web Alex Medeiros
Quinta e Sexta (31/07 e 01/08) – das 15h às 18h / Sábado (02/08) das 8h às 11h e das 15h às 18h
Durante a FLIP, em três encontros, Alex Medeiros, responsável pelas webséries do portal Gshow, mergulhará com os participantes desta oficina prática no seu processo de trabalho, conceituando e produzindo um curta de terror dentro dos parâmetros de linguagem e viabilidade da internet.
Inscrições: os interessados devem escrever um roteiro de terror, com até três personagens e dois cenários e duração de até 6 minutos. A locação é Paraty. Os textos deverão ser enviados pelo site da Casa do Autor Roteirista até o dia 25 de julho.
Serão selecionados até 20 participantes a partir dos textos enviados. Os roteiros serão selecionados por Alex Medeiros e sua equipe e um deles será produzido e gravado por todos os alunos durante a oficina, com  possibilidade de posterior veiculação na internet.

Sala de Roteiristas Adriana Falcão
Sexta (01/08) – das 14h às 17h
Na oficina, Adriana Falcão, escritora premiada de peças de teatro, crônicas e mais de 15 livros, roteirista de séries de TV e de cinema, fala a diferença de escrever livros e roteiros para cinema e televisão.
Inscrições: Pelo site da Casa do Autor Roteirista. Cada candidato deve mandar um texto livre de até uma lauda, com data limite de 25 de julho. Até 15 participantes serão selecionados a partir do material enviado.