Espetáculo “Retratos” – Eu fui!

O que vem à mente quando você pensa na palavra “retratos”? Momentos especiais com família, amigos, lugares visitados… São diversos universos retratados, bem como na peça que está em cartaz na Sede das Cias, que leva exatamente este nome. Vários personagens e emoções são representados no palco, por apenas uma pessoa.

A bailarina e atriz Carolina Cony é quem apresenta estes “Retratos” para o público. O espetáculo segue o gênero teatro-dança, movimento que ficou conhecido no século XX. Mas, honestamente, não vi tanta semelhança com o trabalho de Pina Bausch, ícone que popularizou o estilo, no início dos anos 1970. Mas a artista leva música, dramaticidade e elementos cinematográficos para o palco, buscando mexer com os sentidos e as emoções do espectador.

Apesar da referência do estilo teatro-dança ser Pina Bausch, a peça é inspirada em Cindy Sherman, artista norte-americana que cria personagens e se fotografa personificando-as e encenando-as. Seguindo o estilo, Carolina Cony interpreta várias situações. Há muito gestual e menos fala. O figurino é um item muito presente, pois é trocado a todo momento. Mesmo com as alterações constantes, o mesmo traje é utilizado em diversas e diferentes situações, sendo usado de várias formas. Inclusive, muitas vezes é o principal fator para indicar a mudança do personagem.

Voltando à questão dos sentimentos do espectador, a peça parece seguir a linha do Teatro da Crueldade, estilo que busca transmitir emoções priorizando a linguagem não verbal. A quebra de paradigmas está sempre presente durante a encenação. O público capta a mensagem reagindo vezes com estranheza, vezes achando graça. Apesar de eu não saber muito bem como me portar em espetáculos deste estilo (rs), também me rendi ao humor da artista. Pelo menos nos momentos em que fica nítido que a intenção é justamente esta. Até porque era impossível não se contagiar com os risos dos meus companheiros de plateia.

Portanto, para quem curte peças que rompem com a estrutura do teatro tradicional, “Retratos” é uma das opções em cartaz atualmente. Mas a curta temporada dura somente até dia 01 de agosto. Veja maiores detalhes abaixo:

 

FICHA TÉCNICA

Idealização e interpretação: Carolina Cony

Direção: Cristina Moura

Criação e Dramaturgia: Carolina Cony e Cristina Moura

 

Serviço:

Local: Sede das Cias

Endereço: Rua Manoel Carneiro, 12, Escadaria do Selarón – Lapa – RJ. Telefone: 2137-1271

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00(meia)

Capacidade: 60 pessoas

Apresentações: 30 e 31 de julho e 01 de agosto às 20h

Duração: 50 minutos

Classificação etária: 10 anos

*O cliente munido do cartão Petrobras ou o força de trabalho que apresentar o crachá na bilheteria receberá 50% de desconto na compra de dois ingressos.

 

P.S.: Agradeço à Sede das Cias pelo convite.

 

Anúncios