Exposição “Fabulário”, no MAC

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói inaugura, no dia 12 de julho, sábado, às 11h, a exposição “Fabulário”, do artista Osvaldo Carvalho. Com curadoria de Mariana Bretas, o artista apresenta sua mais nova série de pinturas composta por 10 telas de grandes formatos. A exposição foi contemplada pelo edital de artes visuais (março de 2014) da Fundação de Arte de Niterói.
Ao visitar a exposição, o espectador é convidado a refletir sobre o caráter universal do emaranhado de situações que permeiam as vidas das pessoas, seja de forma feliz, harmoniosa e limpa, ou com uma obscuridade que todos lutam para mantê-la longe dos olhos, por vergonha ou por ignorância.

Nos trabalhos do artista há sempre uma relação possível, uma surpresa a ser encontrada, um mistério a ser revelado, um fato a ser esquecido, como afirma Mariana: “a pintura de Osvaldo Carvalho não dá respostas, ela lança perguntas e instiga o observador a criar suas próprias narrativas dando a ele apenas vestígios, silêncios e vazios. Na tela o que se vê é um equilíbrio inusitado, com decalques de delicadeza, de um mundo real e imaginário, com histórias que não se esgotam nunca”.
Os trabalhos do artista têm esse princípio em suas faturas, cada uma com seu ar ingênuo, mas à beira do precipício, reafirmando a complexidade da condição humana. “Como um arqueólogo de seu tempo, o artista tenta encontrar o fio condutor do aqui e agora, do que já foi e do que está por vir. Osvaldo coleciona o mundo e, de uma forma aparentemente simples, convida aquele que vê a recriá-lo de uma forma íntima  e pessoal e a levá-lo dentro”, finaliza a curadora.
Na ocasião, será lançado o catálogo da mostra, realizado pela galeria virtual Eixo Arte.

Serviço:
Exposição Fabulário, do artista Osvaldo Carvalho
Abertura: 12 de julho de 2014, às 11h
MAC de Niterói – Varanda
Em cartaz até 24 de agosto de 2014.
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.
Ingresso: R$ 10,00
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência).
Entrada gratuita também às quartas-feiras.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481 http://www.macniteroi.com.br

Anúncios