Hermanos del corazón – “Coração de Leão – O amor não tem tamanho” – Eu fui!

Assim como a seleção de futebol, outros argentinos estreiam esta semana no Brasil. Entra em cartaz nesta quinta-feira, 19 de junho, o filme “Coração de Leão – O amor não tem tamanho”. O nome original é “Corazón de León”, e como o Brasil adora acrescentar algo nas traduções dos títulos (rs), a informação adicional já dá uma deixa do enredo. Trata-se de uma história de amor entre um casal, ambos divorciados. Comum? Seria, se León Godoy (Guillermo Francella) não medisse nada mais nada menos que 1,36m. A partir daí, os dois têm que lidar com os preconceitos da sociedade e de si mesmos para levar o relacionamento adiante.

O tema principal discutido no filme é a discriminação que as pessoas têm em relação ao que não é muito comum aos seus olhos. A baixa estatura de León causa estranheza por onde passa, inclusive na própria Ivana Cornejo (Julieta Díaz), quando o conhece. Também pode-se perceber os conflitos de comportamento do protagonista. De início, ele é um homem seguro de si e galanteador, parecendo bem resolvido em relação a sua estatura. No decorrer do filme, León se torna inseguro e insatisfeito com esta sua característica física.

As mudanças de comportamento são muito bem destacadas pelo bom desempenho do ator Guillermo Francella. Ele vai do charmoso e seguro León do início do filme, até o personagem um pouco melancólico em que se transforma depois. Outro quesito bem exposto no enredo é o ótimo relacionamento com o filho, vivido pelo ator Nicolas Francella. Mesmo sobrenome? Quando virem a semelhança física entre os dois perceberão que não se trata de uma coincidência.

Ainda a respeito da relação de León com seu tamanho, percebi uma outro fator que pode ser fruto de seu complexo. O personagem parece se interessar muito por aventuras que envolvam altura. Por exemplo, no primeiro encontro, ele convida Ivana para pular de paraquedas. Ao contrário da maioria das pessoas, o próprio lida bem com isso – que pode ser motivo de fobia para os outros – e se divertir.

Você deve estar pensando que acharam um ator de 1,36m para fazer o personagem. Não. Guillermo Francella tem 40cm a mais que León, e os efeitos visuais foram desenvolvidos em estúdio. No processo, foi usado foreground, Chroma Key (fundo verde) e Background. As tomadas em Chroma Key foram feitas separadamente e posteriormente inseridas nas cenas originais. As imagens tiveram o apoio de um dublê, atuando no lugar de Francella. Algumas imagens em que o personagem está sozinho achei um pouco estranhas. Mas as em que ele contracena com alguém são extremamente bem feitas.

Quanto a isso, quem explica mais é o diretor, Marcos Carnevale. “Faz 15 anos que eu quero fazer esse filme, mas não existia tecnologia no país para fazê-lo. É um filme que te permite rir e se emocionar também. Essa história sugere um espelho para nos olharmos e percebermos que temos algo de preconceituoso”, afirma.

“Coração de Leão – O amor não tem tamanho” é uma alternativa para quem deseja se desvencilhar do circuito mais comercial. Apesar desta história ter sido vista, na Argentina, por mais de 1 milhão de pessoas em menos de três semanas, os filmes deste país não são muito comentados pela maioria das pessoas por aqui. E a história é sobre como amar o diferente. E, por isso, por que não passar a saber mais – caso ainda não conheça – sobre a obra cinematográfica de nossos hermanos?

 

Ficha Técnica

Título em português: Coração de Leão – O amor não tem tamanho
Título original: Corazón de León
Gênero: Comédia romântica
País: Argentina/Brasil
Duração: 100 minutos
Ano: 2013
Cor: Colorido
Cópias: 2D
Direção: Marcos Carnevale
Assistente de direção: Emiliano Torres
Roteiro: Marcos Carnevale
Ideia original: Marcos Carnevale e Betiana Blum
Direção de fotografia: Horacio Maira e Juarez Pavelak
Direção de arte: Mariana Sourrouillie
Direção de efeitos visuais: Juan Pablo Pires (NOMAD VFX)
Supervisão de efeitos visuais: Leandro Visconti
Trilha original: Emilio Kauderer
Direção de som: José Luiz Díaz
Montagem: Ariel Frajnd
Figurino: Julio Suàrez
Produtores: Mario José Paz, Mauricio Brunetti, Fernando Sokolowicz
Produção executiva: Marcelo Guerra e Victoria Aizenstat
Produzido por: Sinema, Aleph Media, Telefe, Argentina Sono Film, Patagonik
Coprodução: Unfinished Business de Brasil
Com apoio financeiro do INCAA e ANCINE
Distribuição: H2O Films
Elenco: Guillermo Francella – León
Julieta Díaz – Ivana
Nora Cárpena – Adriana
Jorgelina Aruzzi – Corina
Mauricio Dayub – Diego
Nicolás Francella – Toto
Maria Nela Sinisterra – Glenda
Classificação indicativa: 12 anos
Data de lançamento: 19 de Junho

Sinopse curta: Uma advogada de sucesso, recém-divorciada, conhece um arquiteto de renome, charmoso, mas muito baixo. A partir daí, ela precisa superar seus próprios preconceitos e os de uma sociedade implacável.

Sinopse longa: Ivana Cornejo (Julieta Díaz) é uma advogada bem-sucedida. Ela está divorciada há três anos, mas compartilha o escritório com seu ex-marido, que também é advogado e sócio. Depois de perder seu telefone celular, Ivana recebe um telefonema da pessoa que o encontrou. É León Godoy (Guillermo Francella), um importante arquiteto de personalidade forte. Ele é muito atraente, charmoso, carismático, também divorciado. Eles se sentem muito atraídos um pelo outro durante a conversa telefônica e concordam em se encontrar no dia seguinte para que ele possa devolver o celular. Mas, quando ele chega, ela fica em choque: ele tem cerca de 1,36 metro de altura. A partir desse momento, Ivana tenta superar o preconceito da sociedade e seus próprios medos para viver momentos que são definitivamente os melhores que ela já teve.

Trailer:

 

“Coração de Leão – O amor não tem tamanho” será exibido na Estação Rio, Estação Ipanema, Estação Barra Point, UCI New York City Center e Cinemark Downton.

 

P.S.: Agradeço à RPM Comunicação pelo convite.

Anúncios