Mostra de filmes sobre a época do golpe de 64

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói apresenta a mostra de filmes “Arte e Politica: de lá pra cá” (curadoria de Leandro Almeida), como atividade complementar à exposição em cartaz Re-existência da arte e política: 1964-2014 (curadoria de Luiz Guilherme Vergara), que mostra a trajetória da arte nestas cinco décadas, desde o golpe militar e que conta com obras de importantes artistas – das Coleções João Sattamini e MAC Niterói – como Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Carlos Zílio, Cildo Meireles, Ivan Serpa, Rubens Gerchman, entre outros.  Para isso, foram selecionados curtas a serem exibidos, no espaço expositivo, às 15h, sempre às quartas feiras, até agosto. A entrada é gratuita!

Programação de junho:
Dia 11
Memórias finais da república de fardas
(Direção Gabriel F. Marinho/ doc / 38min/cor/2008/Brasil)
Quase 25 anos depois da maior campanha cívica que o Brasil já presenciou, os habitantes do Distrito Federal contam suas versões e percepções do movimento que lutava por eleições diretas para Presidente do Brasil. Aqui, homens e mulheres, a maioria desconhecidos, contam as histórias de quem não subiu nos palcos dos grandes showmícios.

ABC Brasil
(Direção Sergio Péo / doc / 18min/ cor / 1981 / Brasil)
Documentário sobre a retomada do movimento operário durante e após 17 anos de ditadura liderado pelos metalúrgicos do ABC paulista (Luiz Ignácio Lula da Silva) que culminou na criação do Partido dos Trabalhadores – PT.

Dia 18
Vlado, trinta anos depois
(Direção: João Batista de Andrade / doc/ 84min/2005/Brasil)
Vladimir Herzog foi um daqueles que se preocupavam muito com a liberdade da sociedade, diferentemente de muitos jornalistas renomados da sua época. Talvez por isso o seu destino foi semelhante à imprensa que lutava contra a Ditadura: a morte. Mas sua morte semeou a rebeldia em certos setores da sociedade. Conheça a vida de Vlado e um pouco da imprensa tradicional brasileira, a mesma que pediu sua cabeça.

Serviço:
Mostra de filmes “Arte e Política: de lá pra cá”, a partir da exposição em cartaz “Re-existência da arte e política: 1964 – 2014”
Entrada gratuita
Dia 11 de junho, quarta-feira, às 15h
Filmes: Memórias finais da república de fardas (Direção Gabriel F. Marinho/ doc / 38min/cor/2008/Brasil)
ABC Brasil (Direção Sergio Péo / doc / 18min/ cor / 1981 / Brasil)
Dia 18 de junho, quarta-feira, às 15h
Filme: Vlado, trinta anos depois (Direção: João Batista de Andrade / doc/ 84min/2005/Brasil)

MAC de Niterói
Mirante da Boa Viagem sem número – Niterói
Informações: 2620-2400

Anúncios