Musical nota 10 : “The Book of Mormon” – Eu fui!

Cidade das Artes muito cheia. Mas muito cheia mesmo, praticamente lotada. Para quem não conhece, este teatro, na Barra da Tijuca, tem capacidade para 1250 lugares. Show de algum grande astro da música, algum pop star? Não! Mas o projeto não deixa de ser grandioso. O motivo de todas aquelas pessoas estarem lá é a montagem brasileira do sucesso da Broadway, “The Book of Mormon”. O surpreendente está no fato desta versão ser interpretada por formandos das universidades UniRio, UFF e UFRJ.

"The Book of Mormon" na Cidade das Artes - Foto: apetecer.com

“The Book of Mormon”, na Cidade das Artes – Foto: apetecer.com

“The Book of Mormon” conta a história de jovens missionários mórmons. O grupo aparece satisfeito por deixarem seus lares para viverem experiências e aventuras em outros cantos do mundo, o que os deixam cheios de expectativas. Cada um é mandado para um lugar, e os protagonistas, Elder Price – sonhando com Orlando, na Flórida – e Elder Cunningham – filho tratado a “leite-com-pêra” – recebem a seguinte notícia: serão enviados para Uganda, na África. A partir daí acontecem todas as confusões e aprendizados da dupla. E, claro, o local é propício para muitas piadas politicamente incorretas (rs).

Como disse acima, o elenco é formado por estudantes. São eles da UNIRIO – a maior parte do Teatro, mas também de outros cursos – e de outras instituições federais, como a UFRJ e a UFF. O espetáculo faz parte do projeto “Teatro Musicado”, coordenado pelo professor Rubens Lima Jr. É a sétima peça encenada dentro do projeto, que já levou para a UNIRIO títulos como “Spamalot”, do grupo Monthy Pyhton, “Rocky Horror Show”, de Richard O’Brien, e “Cambaio”, de Chico Buarque e Edu Lobo.

"The Book of Mormon" na Cidade das Artes - Foto: apetecer.com

“The Book of Mormon”, na Cidade das Artes – Foto: apetecer.com

A montagem original de “The Book of Mormon” é dos Estados Unidos e muito bem sucedida. O espetáculo é vencedor do prêmio Tony de melhor musical em 2010. Baseando-se nisso, compreende-se o sucesso da versão brasileira. Mas não é apenas isso. Como não conheço a versão original norte-americana, não tenho como traçar um paralelo entre esta e a nossa. Apenas digo que a que assisti é magnífica. Uso este termo para expressar a receptividade do enorme público presente. Era um festival de aplausos, risos…

"The Book of Mormon", na Cidade das Artes - Foto: apetecer.com

“The Book of Mormon”, na Cidade das Artes – Foto: apetecer.com

A utilização de jargões presentes em nosso cotidiano aproximam os personagens mórmons dos espectadores. O deboche no texto e o destinado aos protagonistas e aos africanos. A construção dos personagens Price (vivido pelo ator e excelente cantor Hugo Kerth) e Cunningham (com Leo Bahia roubando as cenas). Tudo isso leva a plateia ao delírio. Sem falar nas formações perfeitas que os meninos fazem, sempre liderados pelo ruivinho Elder McKinley, Vinicius Teixeira. O que dizer também do fascínio que a personagem Nabulungi tem por conhecer a tão sonhada cidade de Salt Lake City (Salt Lei Cacete, em seu linguajar rs).

Enfim, certamente os formandos da UniRio, UFRJ e UFF passaram com nota 10!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

P.S.: Agradeço à produção do espetáculo por terem nos deixado entrar após o horário de início, e à organização da Cidade das Artes, por terem nos conseguido um lugar rs

 

Serviço:

Entrada franca com distribuição de senhas 1h 30min antes do espetáculo.
Somente será permitido o ingresso de espectadores em traje de passeio ou esporte fino, sendo terminantemente vedada a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga, bem como chinelos.
Temporada: Até 27 de julho

18/07 – 21h30

19/07 – 21h

20/07 – 19h

25/07 – 21h30

26/07 – 21h

27/07 – 19h

Endereço:
Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ – CEP: 22793-080
Horários da bilheteria:
Ter a Dom de 13h às 19h Em dias de espetáculo de 13h até 30 min após o início do espetáculo
Telefone: (21) 3328 5300

 

Melhor musical do ano no nosso Top 5 2014:

https://palcoteatrocinema.com.br/2014/12/06/top-5-eu-fui-musical/

Anúncios