Julieta Venegas na Miranda – Eu fui!

Com o intuito de trazer mais conteúdo para nossa coluna “Eu fui!”, estivemos ontem, 24 de maio, no show de Julieta Venegas, na casa de shows Miranda. A cantora, nascida nos Estados Unidos e criada no México, mais uma vez esteve no Brasil para uma série de shows. Dentre eles, dois no Rio e um hoje, em Porto Alegre. Julieta apresentou músicas de seu mais recente álbum, “Los Momentos”, assim como antigos sucessos.

Julieta Venegas na Miranda - Foto: apetecer.com

Julieta Venegas na Miranda – Foto: apetecer.com

Como mencionei acima, não é sua primeira vez no Brasil. A história de Julieta Venegas com a música brasileira não é de hoje. Ela já inclusive cantou com músicos brasileiros, como Lenine, Otto e Marisa Monte. “Minha relação com a música brasileira começou primeiro por admiração, porque gosto de muitos músicos brasileiros, que me influenciaram, que escutei e alguns que fui descobrindo por amigos. Depois disso fui conhecendo mais amigos músicos, fazendo parcerias”, nos contou após o show. E pode ser que o intercâmbio México e Brasil no campo musical não pare por aí. “Há muita gente de quem gosto muito: Marcelo Jeneci, Nina Becker, Vanessa da Mata. Já estive com Fernanda Takai, então algo com Patu Fu seria ótimo”.

Julieta Venegas na Miranda - Foto: apetecer.com

Julieta Venegas na Miranda – Foto: apetecer.com

Mostrando-se acostumada com a cultura de nosso país, Julieta Venegas conversa com o público, horas em português, horas em espanhol. A linguagem é plenamente compreendida pelas pessoas. Afinal, como a própria artista disse, “O portunhol é a língua do futuro”. E assim, ela inicia o show cantando “Hoy”, música pertencente ao álbum “Los Momentos”, de 2013. Depois, apresenta canções de outros álbuns, como “Limón y Sal”, do álbum homônimo, de 2006, e “Eres para Mi”, do mesmo disco. Com um refrão simples, esta última se tornou um dos pontos altos da noite. Parte do público já conhecia a letra, e outra parte aprendeu na hora a cantar “Eres para mi / Yo soy para ti”.

Julieta Venegas na Miranda - Foto: apetecer.com

Julieta Venegas na Miranda – Foto: apetecer.com

A cantora mostrou versatilidade não apenas nos idiomas. Ela passou o show se revezando entre acordeão, violão e teclado, tudo para imprimir um estilo folk em boa parte das músicas. A canção “Lento”, do álbum “Sí” também foi apresentada. Em seguida, Julieta emenda com “Ilusión”, canção gravada no “MTV Unplugged, com a participação de Marisa Monte. Nesta música, a anfitriã se arrisca cantando toda a música em nossa língua, diferenciando da gravação original, com Julieta cantando em espanhol e Marisa, em português.

Julieta Venegas na Miranda - Foto: apetecer.com

Julieta Venegas na Miranda – Foto: apetecer.com

Outro ponto alto do show foi a bela “Me voy” (também do álbum “Limón y Sal”), contando com grande participação do público cantante. O título da música poderia ser uma deixa para Julieta se despedir, mas ela “termina” com “El Presente”, que também está no CD MTV Unplugged. O bis ficou por conta de “Algo Está Cambiando”, “Andar Conmigo” (ambas do “Sí”) e “Esta Vez” (“Aquí”).

Só me lamentei por “Miedo” –  que Julieta cantou com Lenine no Acústico MTV do cantor, em 2006 – não ter sido incluída no repertório. Mas isso não tirou a qualidade do show da artista. E o público, que encheu a Miranda, mostrou que sabe valorizar a música internacional latina.

Número 5 do nosso Top 5 de melhores shows de 2014:

https://palcoteatrocinema.com.br/2014/12/21/top-5-eu-fui-shows/

P.S.: Agradeço a Valentina Comunicação pelos convites.