“Semana Nacional dos Museus”, em Niterói

Entre os dias 12 e 18 de maio, será realizada a “12ª Semana Nacional de Museus”, período em que instituições museológicas de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), promovem eventos em torno do tema sugerido pelo ICOM: “Museus: as coleções criam conexões”. E Niterói terá dezenas de atividades, como o Seminário sobre Reserva Técnica Compartilhada, que acontecerá, no dia 12 de maio, às 10h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), que terá como convidados Jorge Melo (museólogo, consultor independente, responsável pela montagem da Reserva Técnica do Museu Histórico Nacional e convidado pelo Ministério de Relações Exteriores da França para estudo e gerenciamento de reserva técnica em 2012); Margareth Moraes (Diretora do escritório MM Museologia e Projetos Culturais, dirigiu por 12 anos o departamento de museologia do MAM e teve aperfeiçoamento profissional no MoMA NY); Max Perlingeiro (editor e empresário no setor cultural, criador da primeira editora especializada em livros sobre arte brasileira no país – Edições Pinakotheke, integra o conselho do Paço das Artes, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do instituto Lina e Pietro Maria Bard); e Sandro Silveira  (arquiteto – projeto piloto para uma reserva MAC –Sattamini, integrou a equipe técnica do MAC-Niterói de 1996 a 2013, na direção da Divisão de Arquitetura, trabalhando em projetos e montagens de mais de 70 exposições).

A Semana Nacional de Museus celebra o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Durante o período, acontecerão seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades.
Confira a programação completa no site  http://www.museus.gov.br. A programação dos museus da cidade você encontra em http://www.culturaniteroi.com.br